Saúde Infantil é tema do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância

Incentivo à imunização estará no centro dos debates promovidos pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES) na 5ª edição do Fórum e Políticas Públicas da Saúde na Infância; evento ocorrerá em 24 de outubro, na sede do Instituto Butantan, em São Paulo

Acontece no próximo dia 24, na sede do Instituto Butantan, a 5ª edição do Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância promovido pela Fundação José Luiz Egydio Setúbal – maior organização familiar voltada exclusivamente às causas relacionadas ao bem-estar infantil. Neste ano, o evento discutirá fatores envolvidos na queda dos índices vacinais e iniciativas para reverter esse quadro.

Durante o fórum, serão lançados dois estudos inéditos sobre hesitação vacinal e desinformação, além de abordar as estratégias e desafios para a retomada da cobertura vacinal, conhecendo novas iniciativas que vem dando certo. “Com isso, esperamos ampliar o debate e criar um espaço de diálogo entre atores de diversos setores da sociedade civil, poder público e academia”, afirma o doutor José Luiz Setúbal, presidente da Fundação que leva seu nome.

No Brasil, apesar da tradição do Programa Nacional de Imunização, os índices têm sofrido quedas desde 2016, de acordo com o DataSUS. Desde 2019, nenhuma das vacinas oferecidas para crianças com até um ano atingiu o mínimo de 90% de cobertura, acendendo um alerta para o risco de um retorno de doenças já erradicadas, como o Sarampo e a Poliomielite.

Entre os debates haverá “Desafios para a Retomada das Altas Coberturas Vacinais no Brasil”, “Ações para retomada das altas coberturas vacinais na infância”, “Comunicação e Desinformação”. Durante o evento ocorrerá o Lançamento da Pesquisa USP/FJLES sobre hesitação vacinal para a imunização de crianças e adolescentes no Brasil.

O Fórum de Políticas Públicas da Saúde na Infância visa conscientizar a população acerca da saúde e do bem-estar das crianças, auxiliando no alcance da meta número 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O ODS 3 busca garantir a saúde e o bem-estar de toda a população, independente da faixa etária. 

Fonte: Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn