Phomenta levanta dados sobre saúde mental no Terceiro Setor

De acordo com os dados obtidos pelo levantamento, mais da metade (55%) dos entrevistados demonstraram preocupação com sua saúde mental

Sete em cada 10 profissionais que trabalham no Terceiro Setor não percebem esforços por parte das Organizações Sociais onde atuam para promover o bem-estar de seus colaboradores A informação vem do estudo realizado pela Phomenta, entre agosto e o início de setembro de 2023, que entrevistou mais de 800 funcionários de ONGs em todo o Brasil.

Desenvolvida em parceria com o Instituto Sabin e o Instituto ACP, a pesquisa teve como objetivo levantar a situação da saúde mental e do bem-estar dos profissionais que atuam no Terceiro Setor. Mais da metade (55%) dos entrevistados demonstrou preocupação com sua saúde mental.

Apesar de os dados sugerirem um nível significativo de sobrecarga entre os funcionários do Terceiro Setor, surpreendentemente, 71% dos participantes da pesquisa afirmaram estar motivados com seus trabalhos. 

O estudo também destacou que as mulheres são mais afetadas em termos de saúde e bem-estar, por conta dos baixos salários e excesso de tarefas – fatores que contribuem para a exaustão física e ansiedade.

Fundada em 2015, a Phomenta atua como um elo de ligação entre ONGs e colaboradores em projetos, desempenhando um papel crucial como uma rede de apoio ao Terceiro Setor. A organização acredita que um Terceiro Setor mais fortalecido e relevante, atraindo recursos e talentos, gera mais inovação social e apoia ainda mais na resolução dos problemas sociais e ambientais do mundo. O projeto visa promover o reconhecimento e o envolvimento das ONGs, além de incentivar o voluntariado corporativo.

Para acessar o estudo completo, acesse: https://www.phomenta.com.br/pesquisa-saude-mental-e-bem-estar

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn