Katia Maia deixará o posto de diretora executiva da Oxfam Brasil, no próximo dia 12 de abril, após 9 anos de trabalhos profícuos à frente da organização. Com o fim do seu mantado, Viviana Santiago assumirá a partir do dia 15 de abril.
A transição acontece em um momento importante da organização, que completará em agosto próximo uma década de fundação, em um contexto político e social de mudanças e com a pauta do enfrentamento às desigualdades no centro dos debates nacionais e internacionais. Mais Justiça, Menos Desigualdades é o lema da Oxfam Brasil!
Viviana é reconhecida no mundo das organizações da sociedade civil, uma profissional de excelência, professora, apaixonada por educação e pela atuação dos movimentos sociais, tem a carreira pautada nos temas de políticas de igualdade de gênero, promoção de equidade racial, garantia dos direitos da criança e do adolescente, defesa dos direitos humanos e na comunicação e ações junto ao poder público e empresas. É ativista do movimento feminista de mulheres negras e de direitos humanos. Teve passagens por organizações como Aldeias Infantis SOS Brasil, Plan International Brasil e Instituto Moreira Salles, além de ter sido consultora da UNICEF Brasil. Atualmente, é conselheira do Instituto Febre, da organização ACT Promoção de Saúde e da organização social Serenas, além de ser colunista da Revista AzMina e do Portal Lunetas. Mãe, mulher negra, recifense e pernambucana já fez parte de grupos sobre gênero na América Latina e no nível global.
A Oxfam Brasil desde já agradece à Katia Maia pelo incansável e eficaz trabalho nesses 9 anos e deseja boas-vindas à Viviana Santiago, mulher negra e nordestina.
O Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil se sente orgulhoso e recompensado pelo longo e complexo trabalho que foi o da escolha de nossa nova diretora-executiva.
CONSELHO DELIBERATIVO DA OXFAM BRASIL:
Helio Santos, Presidente
Bianca Santana
Clemente Gánz Lúcio
Graciela Seleiman
Iara Pietricovsky de Oliveira
Luciana Brito
Mário Theodoro
Fonte: Oxfam Brasil