UNICEF e ONGs parceiras reúnem jovens para debater saúde mental

A Conferência Livre Nacional Pode Falar será de forma híbrida (online e presencial) e tem inscrição gratuita aberta a adolescentes, jovens e profissionais de todo o País

O UNICEF, por meio da Rede Pode Falar, realiza no próximo dia 28 de setembro a Conferência Livre Nacional Pode Falar. A iniciativa tem o objetivo de garantir a perspectiva de adolescentes e jovens no debate e nas propostas sobre saúde mental que serão levadas para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), a ser realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre os dias 11 e 14 de dezembro deste ano, em Brasília.

Conferência Livre Nacional Pode Falar contará com grupos de discussão que vão formular propostas sobre saúde mental para a adolescência e a juventude no País, de acordo com os eixos da 5ª CNSM. As propostas formuladas no período da manhã, nos pontos presenciais de mobilização, serão levadas para a plenária online, no período da tarde, para votação. Ao final, 12 propostas serão escolhidas pelos participantes para comporem o relatório final do encontro, gerando recomendações que serão incorporadas ao relatório-base da 5ª CNSM, com recomendações para o aprimoramento das políticas públicas de saúde mental de adolescentes e jovens do Sistema Único de Saúde (SUS) nos próximos anos.

Durante o encontro, também serão eleitos 10 delegados e 3 suplentes entre adolescentes e jovens de 13 a 24 anos presentes que vão representar essa faixa etária nos debates da 5ª CNSM.

Conferência Livre Nacional Pode Falar tem foco em adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos, em especial usuários dos serviços do SUS, jovens dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (Nucas), entre outras lideranças dessa faixa etária com experiência no debate sobre questões de saúde mental. Profissionais que atuam com adolescentes e jovens podem participar como facilitadores na conferência livre, apoiando a atuação de meninas e meninos, além de receber certificação, mas não poderão se candidatar como delegados ou votar durante a plenária.

Inscrições
O evento terá atividades presenciais descentralizadas nos pontos listados a seguir com vagas limitadas, no período entre 8h e 15h30 (horário de Brasília) e online das 13h às 15h30 (horário de Brasília), sem limite de número de participantes. Adolescentes, jovens e profissionais precisam se inscrever nos links abaixo para participar tanto dos pontos presenciais quanto online.

A inscrição é gratuita e oferecerá certificação das horas de sua realização aos participantes, para isso é necessário cadastro no Sympla, indicando o seu e-mail, antes do evento. Os adolescentes que não tenham acesso a um e-mail podem se cadastrar, seguindo os passos descritos neste link de inscrição: https://bit.ly/conflivrepodefalar

Pode Falar
O nome da Conferência foi pensando a partir do Canal Pode Falar, uma plataforma de ajuda online em saúde mental voltada para adolescentes e jovens entre 13 e 24 anos. A iniciativa nasceu da parceria do UNICEF com organizações da sociedade civil, universidades e empresas com expertise em saúde mental com abordagem intersetorial e multidisciplinar, e funciona de forma anônima e gratuita por meio de um chatbot batizado de Ariel por adolescentes, acessado pelo site podefalar.org.br ou pelo WhatsApp. Na plataforma, adolescentes têm acesso a materiais sobre saúde mental em linguagem amigável, testemunhos de adolescentes e atendimento humano para escuta empática.

Fonte: UNICEF

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn