UNICEF e Aegea se unem para fortalecer programa de Água, Saneamento e Higiene para jovens do Norte e Nordeste

A Aegea assinou nesta semana uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para fortalecer o Programa de Água, Saneamento e Higiene (da sigla em inglês, WASH) em municípios dos estados do Ceará, Pará e Amazonas. A iniciativa tem como objetivo beneficiar mais de 4 mil crianças com melhorias em infraestrutura de 80 escolas, localizadas em áreas rurais ou periféricas, na agenda de água, saneamento e higiene, além de capacitar cerca de 200 profissionais e gestores educacionais.

A parceria tem duração de três anos. Ao longo desse período, também será desenvolvido um curso a distância para gestores escolares sobre a importância do saneamento, como acessar recursos públicos para melhorias em WASH nas escolas, engajamento da comunidade escolar na agenda de WASH e promoção da agenda de dignidade menstrual e práticas de higiene.

As atividades contribuem para o alcance das metas estabelecidas pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6), que visa garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para todos, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e das pessoas em situação de vulnerabilidade.

No Brasil, 2,1 milhões de crianças e adolescentes (0-19 anos) vivem sem acesso adequado à água potável e 1,2 milhão de estudantes estão matriculados em 7,5 mil escolas públicas que não tem acesso adequado à água potável no País. Entre eles, 224 mil meninos e meninas estão em 3 mil escolas em que o acesso à água é inexistente. Os dados são de uma análise do UNICEF com base no Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e no Censo Escolar 2023, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC).
 

Radamés Casseb e Youssouf Abdel-Jelil
UNICEF/BRZ/Lidia Carvalho

A assinatura da parceria foi realizada em Brasília, por Radamés Casseb, CEO da Aegea, e Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil. Também estiveram presentes Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea, Rogério Taváres, Vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea, Andréa Häggsträm, Gerente Executiva de Relações Institucionais da Aegea, Rodrigo Resende, oficial de WASH do UNICEF no Brasil, Santiago Garcia, diretor de parcerias com o setor privado do UNICEF no Brasil, Camila Carvalho, head de desenvolvimento de parcerias do UNICEF no Brasil e Carla Lorenzi, oficial de alianças corporativas do UNICEF no Brasil.

“Entre as principais privações que impactam a infância e a adolescência estão a falta de acesso a água potável, que impacta a garantia de outros direitos. Por isso, estamos muito felizes em firmar essa parceria com Aegea que irá contribuir para o acesso a serviços seguros de água, saneamento e higiene nas escolas. Eles são fundamentais para promover ambientes saudáveis e, assim, garantir o pleno direito à educação”, diz Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil. 

“Em nosso dia a dia, na Aegea, testemunhamos como o acesso aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos transformam para melhor a vida das famílias e, sobretudo, o bom desenvolvimento intelectual de crianças e jovens nas escolas. E é por isso que acreditamos tanto nesta parceria que a Aegea celebra com o UNICEF, pois confiamos plenamente no poder de levarmos a pais, alunos, professores e comunidades as noções de higiene, conceitos de saneamento, pobreza menstrual e tantas outras informações fundamentais para melhorar a qualidade de vida. Nós, como empresa líder do setor privado de saneamento, acreditamos na junção de esforços e assim colocamos em prática nosso objetivo de ir além de nossos contratos gerando prosperidade aos territórios onde estamos, em especial aos mais vulneráveis”, afirma Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea.

Sobre Aegea

A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 500 atualmente, distribuídos em 14 estados, beneficiando mais de 31 milhões de pessoas. Nesse mesmo ano, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos iniciando suas atividades na região do Cariri, no Ceará, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/

Fonte: UNICEF

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn