TETO renova marca e mobiliza juventude na pauta climática

A mudança também inclui uma nova experiência de voluntariado e inovação em habitações resilientes às mudanças climáticas

A TETO, organização que atua desde 2006 no Brasil pela superação da pobreza por meio da construção de moradias e projetos de infraestrutura nas favelas mais precárias do país, relança a sua marca institucional. A renovação – que vai além das mudanças na logomarca e em outros elementos gráficos – destaca o envolvimento com a juventude e a população das comunidades em que a organização atua, com o objetivo de mobilizar as novas gerações para continuar trabalhando pela superação da situação de pobreza enfrentada por milhões de pessoas no Brasil e em toda a América Latina.

“O ambiente social mudou, por isso, mais do que nunca, precisamos fortalecer os laços com as novas gerações, chamando-as para serem agentes de mudança e enfatizando que o poder do fazer e os encontros improváveis que acontecem na TETO as fortalecem para sonhar e realizar coisas grandiosas. Temos a convicção de que juntas e juntos poderemos superar a pobreza na América Latina e no Caribe, e vamos começar agora, passo a passo, sem parar.”, afirma Camila Jordan, diretora executiva da TETO Brasil.

A mudança inclui uma redefinição de processos-chave da instituição, como por exemplo, as experiências de voluntariado e o desenho das moradias, que são os principais projetos da organização, também adotam novas dinâmicas. Elas são pensadas para acompanhar o constante movimento do mundo, em relação à crise climática  e às expectativas das novas gerações. A TETO busca contribuir com a construção de um futuro em que cada família possa viver em uma casa segura e resiliente e reflete uma adaptação estratégica, focando no empoderamento jovem, na aprendizagem prática e no “fazer” como fundamentos de sua filosofia.

Para Jordan, “esse cenário marca o início de um novo capítulo com um compromisso renovado com a adaptação e mitigação das mudanças climáticas nas moradias. Hoje ninguém olha para as favelas onde atuamos, por isso, iniciamos um processo rigoroso de pesquisa para nos aprofundarmos em como a crise climática afeta a vida cotidiana das famílias. Esse conhecimento nos orienta a melhorar as moradias que construímos, tornando-as não apenas mais resilientes a inundações e temperaturas extremas, mas também mais acessíveis e com uma pegada de carbono menor”, assegura.

Em complemento ao relançamento da marca, a TETO anuncia sua Visão 2030, que marca o objetivo de médio prazo: transformar a realidade de 1 milhão de pessoas na América Latina e no Caribe para que não vivam mais em chão de terra batida. Essa meta reflete não apenas uma aspiração, mas um compromisso firme com a ação e a mobilização.

“Falamos de milhões de famílias que lutam diariamente contra a adversidade de não terem uma moradia digna, enfrentando a realidade de pisos de terra que se inundam a cada chuva, e a escassez de água e saneamento que marca seus dias”, destaca Camila, que conclui: “em condições em que a segurança é um luxo inalcançável para seus filhos, essas famílias demonstram uma resiliência inimaginável, esforçando-se incansavelmente para superar um ambiente que desafia seu bem-estar. Precisamos reconhecer essa luta e agir para acelerá-la”.

A organização convida toda a comunidade a fazer parte desta jornada de transformação. O lançamento da renovação da marca, hoje, não é apenas o início de uma nova fase na história da TETO, mas também um convite aberto para se juntar a este movimento de mudança, solidariedade e esperança.

Transformando realidades

A CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, da ONU) estima que existam 183 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza na América Latina. De acordo com o último relatório da ONU Habitat, mais da metade dessas pessoas – 95 milhões – vivem em assentamentos populares com falta de acesso a moradias dignas e serviços básicos como água e luz. 

As condições do ambiente e a qualidade de vida das pessoas apresentam desafios significativos a serem superados. Segundo estudos realizados pela TETO, estima-se que 1 em cada 2 assentamentos não possui conexão com o serviço de água potável, enquanto 1 em cada 3 assentamentos não tem uma conexão elétrica formal e cerca de 75% dos habitantes têm posse irregular do terreno, dificultando o desenvolvimento das famílias que os habitam.

“O desafio é grande, mas o nosso compromisso é maior. Queremos incentivar mais jovens  a se juntarem a nós neste novo momento histórico para a instituição”, acrescenta Camila Jordan.

Sobre a TETO Brasil

A TETO, organização presente em 18 países da América Latina e Caribe, atua desde 2006 no Brasil mobilizando jovens voluntárias e voluntários a trabalharem junto com famílias que vivem em favelas precárias para construir soluções emergenciais de moradia e habitat capazes de sustentar e potencializar o acesso a uma vida mais digna, justa e sem pobreza. Em sua história, a organização já trabalhou em mais de 250 comunidades, mobilizou mais de 80 mil pessoas voluntárias, impactou mais de quatro mil famílias com moradias de emergência e construiu mais de 300 projetos de infraestrutura comunitária.

(Assessoria de Imprensa)

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