Sorveteria vira Hub de Ativismo para debates sobre diversidade

Ben & Jerry’s estreia o recém-inaugurado espaço para eventos sociais, na loja do Barra Shopping (RJ), com uma roda de conversa sobre acolhimento de pessoas LGBTQIAP+

Ben & Jerry’s estreia o recém-inaugurado espaço para eventos sociais, na loja do Barra Shopping (RJ), com uma roda de conversa sobre acolhimento de pessoas LGBTQIAP+, promovida em parceria com a ONG carioca Casinha

A fabricante de sorvetes Ben&Jerry’s acaba de anunciar a primeira agenda do mais recente Hub de Ativismo da marca, inaugurado na nova loja do Barra Shopping (zona oeste do Rio de Janeiro). O evento será uma roda de conversa sobre a situação da comunidade LGBTQIA+ em vulnerabilidade social. Estima-se que uma percentagem entre 5% a 10% de pessoas em situação de rua pertençam à população LGBTQIAP+.

A roda de conversa, marcada para agosto, no Rio de Janeiro, ocorre em parceria com a ONG Casinha, instituto carioca que atua desde 2017 apoiando a população LGBTI+, especialmente, pessoas expostas a situações de vulnerabilidade social, violação de direitos humanos e vítimas de violência.

“Na B&J, adoramos fazer sorvete e usar nosso negócio para tornar o mundo um lugar melhor, o que dá sentido ao nosso trabalho. Guiados por nossos valores essenciais, buscamos, em tudo o que fazemos, promover os direitos humanos e a dignidade, apoiar a justiça social e econômica para comunidades historicamente marginalizadas e proteger e restaurar os sistemas naturais da Terra”, reforça Rebecca Robinson, Diretora de Américas da Ben & Jerry’s.

O pessoal da ONG Casinha tem se posicionado em debates sobre diversidade desde a fundação. “Temos projetos e ações específicas nas vertentes de: Serviço Social, Empregabilidade, Educação, Cultura e Saúde. Além disso, também participamos de eventos, conferências nacionais e internacionais, discussões de projetos, ações sociais e acadêmicas”, destaca Natália Pasetti, fundadora da Casinha e atual Diretora Institucional.

Os Hubs de Ativismo são espaços físicos que a Ben & Jerry’s mantém dentro de suas lojas para abrigar workshops, debates, exposições, apresentações ou até mesmo servir de locação para filmagens, como a websérie “Mães que Abraçam a Luta”, gravada na sorveteria da rua Oscar Freire, em São Paulo. Essa unidade, por exemplo, abriga diversos eventos em prol da causa LGBTQIAP+ e chegou a ficar famosa por realizar cerimônias de casamentos da comunidade.

A loja da Ben & Jerry’s ganhou um espaço maior no Barra Shopping no último dia 26 de maio e, neste novo projeto, parte da área externa foi aproveitada para abrigar o Hub de Ativismo da marca no Rio de Janeiro. No local, o público tem a oportunidade de ver de perto os valores que a empresa defende: o comércio justo, o apoio à diversidade e a missão de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.

***

Historicamente, os fundadores Ben e Jerry sempre implantaram os direitos igualitários dentro das políticas da empresa, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero de quem trabalhava com eles. No Brasil, essa preocupação se acentuou por se tratar de um dos países com maior índice de violência contra as pessoas LGBTQIAP+.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn