Começa a semana Mundial do Aleitamento Materno

Sesc SP realiza a 5ª edição do projeto Do Peito ao Prato: ação convida a sociedade a pensar as múltiplas dimensões da amamentação e introdução alimentar

 

O Sesc São Paulo tem como valores o respeito e o cuidado com as pessoas em todas as fases da vida e esta é a premissa de projetos como “Do Peito ao Prato”.  Para a edição de 2023 da ação em rede, serão realizadas 49 atividades gratuitas em 21 unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista, entre os dias 1 e 7 de agosto. A programação é voltada a pessoas de todas as idades e tem como temática a alimentação na primeiríssima infância, período caracterizado pela amamentação e a introdução alimentar, que vai de zero a dois anos de idade.

A alimentação nessa etapa da vida é um tema de relevância coletiva: envolve abordar a saúde e o bem-estar individual e social do bebê, da mãe e outros cuidadores, da família e da comunidade de forma geral.  Ao montar a programação, o Sesc São Paulo traz o tema sob vários recortes: a alimentação adequada e saudável de bebês em diferentes estruturas familiares; as redes de apoio; o retorno da mãe ao trabalho e as condições laborais que lhe são oferecidas; as intersecções entre amamentação e marcadores sociais como raça e classe; dentre outros.

Durante a ação “Do Peito ao Prato”, as unidades do Sesc São Paulo vão abrigar, dentre outras atividades, rodas de conversa sobre a importância da amamentação e introdução alimentar adequada e saudável, bate-papos para troca de experiência sob diferentes perspectivas, como o aleitamento materno no puerpério e a volta ao trabalho, e ainda, as vivências, como piqueniques e oficinas culinárias.

Destaques na capital e Grande São Paulo – O Dia Mundial do Aleitamento Materno, 1º de agosto, marca o início da programação com debates. Neste dia, no Sesc Mogi das Cruzes, haverá a roda de conversa “Mulher Negra e amamentação” com a psicóloga Fê Lopes e a psicanalista Fabiana Araújo, que vão refletir sobre a experiência com seus corpos e a criação dos filhos. No mesmo dia, no Sesc Pompeia, a nutricionista Karine Durães conduz o bate-papo “Diálogos sobre a alimentação nos primeiros 2 anos”. E no Sesc Santana, a nutricionista Rachel Francischi aborda a temática na roda de conversa “O mundo dos alimentos: experimentação para bebês”.

No dia 2 de agosto, o Sesc Pompeia também promove o bate-papo “As influências afrodiaspóricas na alimentação infantil”, com Aline Chermoula, sobre a contribuição dos sabores africanos, cheios de história e ancestralidade, que podem ser trabalhados na introdução alimentar, a partir de receitas como angus e uso de ingredientes típicos, como inhame e banana da terra.

No Sesc Interlagos, no dia 3, a culinária também ganha força na oficina “Comida de bebê: consistência dos alimentos na introdução alimentar”. A atividade será orientada pela nutricionista Viviane Laudelino Vieira e tem como foco a introdução da alimentação complementar, a evolução gradativa das consistências dos alimentos a serem oferecidos ao longo dos meses, e, a diferença entre o engasgo e o reflexo de gag.

Até o dia 7, a programação continua com várias outras atividades, com destaque para as vivências. No Sesc 24 de Maio, no sábado (5), será realizada a oficina “Minibolo: nutritivo e com afeto”, um convite para adultos e crianças colocarem a mão na massa de forma divertida e lúdica. A nutricionista e pedagoga Jéssica Batista vai ensinar a fazer uma receita com beterraba e cacau, ideal para alimentação dos bebês.

Também no sábado (5), outra vivência para adultos e crianças é o piquenique do Sesc Itaquera. Com mediação da nutricionista Paola Preusse, os presentes serão desafiados a experimentar opções saudáveis e refletir sobre como os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares de uma vida inteira.

Na agenda de bate-papos, já no último dia da programação, na segunda-feira (7), no Sesc Carmo, teremos a questão do retorno à vida profissional em foco, com “Amamentação e volta ao trabalho: como dar certo?”, em que serão abordados os direitos trabalhistas das lactantes e como fazer o retorno às atividades profissionais com Giovanna Balogh, consultora de amamentação, doula e jornalista.

Destaques no litoral e interior – A abertura da programação nas regiões do litoral e interior tem, entre os destaques, o Sesc Birigui, com o bate-papo “Do ventre ao peito”, que vai contar com a participação de gestantes, mães, pais, cuidadores, profissionais de assistência ao parto e infância, e mediação da mãe, nutricionista, doula e educadora Monique Herrera.

No Sesc Santos, a unidade promove nos dias 1 e 2, o Simpósio Amamente, para troca de saberes, carinho, cuidado e atenção, um momento para refletir sobre o atendimento integral da família e do bebê durante os dois primeiros anos de vida. E no dia 5, na mesma unidade, o público vai poder participar da oficina “Costuras de afeto: almofada de amamentação”, que tem a proposta de ensinar a confeccionar o objeto de apoio para o aleitamento materno.

Outra oficina da programação tem como foco a culinária: “Comida de verdade na introdução alimentar para bebês”, uma das atividades do Sesc Piracicaba no dia 3 de agosto. Durante a vivência, a nutricionista materno infantil Ana Paula Novaes vai ensinar a preparar alimentos saudáveis, práticos e de baixo custo.

Ainda no formato oficina, o Sesc Sorocaba realiza no domingo (6), a vivência criativa para confecção de colares montessorianos para amamentação. O objeto serve para manter o bebê focado durante a amamentação, pois tem formas e cores chamativas, que o deixam entretido e com as mãos ocupadas.

E na mesma unidade em Sorocaba, também no sábado (5), o público poderá conferir uma intervenção de palhaçaria, com a atriz e palhaça Bruna Moscatelli e a dançarina Beatriz Miguez, que usam do humor para falar do leite materno, alimento padrão ouro, reconhecido como o mais completo para o recém-nascido.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn