Saiu a lista do Prêmio Melhores ONGs de 2023. Criado pelo Instituto Doar, o reconhecimento existe desde 2007 e tem como objetivo reconhecer e divulgar as organizações sociais do Brasil que mais se destacam anualmente pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.
Para a classificação, os jurados levam em conta cinco grandes temas:
- Causa e estratégia de atuação;
- Representação e Responsabilidade;
- Gestão e Planejamento;
- Estratégia de Financiamento e Comunicação e
- Prestação de Contas
As vencedoras recebem um troféu e um certificado, além de ter seu nome divulgado no site www.premiomelhores.org.
Num país que possui mais de 800 mil ONGs, a iniciativa do prêmio dá visibilidade àquelas que se enquadram nos requisitos de excelência. Em sete edições, a premiação já avaliou mais de 5.000 organizações e, destas, centenas receberam o reconhecimento público dessa iniciativa.
A inscrição é sempre gratuita para todas as associações e fundações sem fins lucrativos de qualquer porte e localização geográfica. Não são permitidas, porém, participações de sindicatos, igrejas, partidos políticos e outros casos nos quais, na dúvida, o grupo organizador do Prêmio utilizará os critérios definidos pela pesquisa FASFIL, do IBGE, para verificação.
A Comissão Avaliadora é composta por lideranças, pesquisadores e consultores em gestão de ONGs.
Quem se interessar pela premiação, basta ficar de olho nas redes sociais da Melhores ONGs e acompanhar as datas da próxima edição, em 2024. O Prêmio Melhores ONGs é organizado pelo Instituto O Mundo Que Queremos e pelo Instituto Doar, em parceria com o Ambev VOA.
A lista completa das 100 melhores está no site: www.premiomelhores.org/lista-das-100-melhores-ongs-de-2023/
(Agência Pauta Social)