Promover a formação e o desenvolvimento de profissionais atuantes em instituições acadêmicas e culturais brasileiras cujo objeto de pesquisa seja sobre saberes, histórias e culturas da população negra brasileira.
Esta é uma das premissas do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024, iniciativa da Plataforma Ancestralidades, projeto coidealizado por Itaú Cultural e Fundação Tide Setubal e que visa fomentar a produção de reflexão sobre saberes relacionados a meio ambiente e raça. Idem compartilhar de experiências e conhecimentos resultantes de tais estudos.
Os projetos que serão selecionados por meio do Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça deverão abordar as perspectivas dos saberes ancestrais da população negra brasileira. Tais pesquisas deverão estar, consequentemente, em diálogo com as demandas urgentes para a construção de uma sociedade pautada pela diversidade, justiça e equidade.
Logo, os trabalhos que serão submetidos dentro do edital deverão se enquadrar nas temáticas a seguir:
- Terra, Território e Territorialidades Negras;
- Comunidades e Territórios Quilombolas;
- Povos de Matriz Africana e demais Comunidades Tradicionais;
- Impacto pela poluição e resíduos poluentes;
- Acesso e direito à água em qualidade e quantidade;
- Gênero;
- Inovações e Tecnologias de Combate às Mudança do Clima;
- Produção e Acesso a Energias Renováveis;
- Transporte e Mobilidade Urbana, Rural e Hídrica;
- Produção Agropecuária;
- Extração, Produção e Transporte Mineral;
- Tecnologias de Manejo e Convívio com o Solo;
- Petróleo;
- Favelas e Comunidades Urbanas;
- Projetos de Reflorestamento com Plantas Nativas;
- Tomadores de Decisão: Ações do Poder Público Nacional para Fortalecimento e Valorização da Cultura Afro-Brasileira;
- Saneamento e Condições de Saúde;
- Energia Renovável como Direito Fundamental;
- Violação de Legislações de Proteção, Preservação e Conservação dos Biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal;
- Redução da Exploração, Produção e Consumo de Combustíveis Fósseis e Derivados;
- Educação Antirracistas com Enfoque em Clima e Meio Ambiente.
Quem pode participar?
Os trabalhos que serão submetidos ao Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça serão divididos em duas categorias – no caso, entre Pesquisas e Estudos em Andamento e Pesquisas e Estudos Concluídos. Vale destacar que o programa é exclusivo para pessoas negras.
Além disso, dentro da lógica da promoção da equidade e do fomento ao protagonismo de pessoas pesquisadoras integrantes de grupos sociopolítica e academicamente minorizados, a participação é abrangente e independe de identidade de gênero, orientação sexual, condição de deficiência ou status de refugiado. Essa mesma lógica contemplará também a seleção de projetos de pessoas pesquisadoras das cinco regiões que compõem o território brasileiro.
Nesse sentido, o Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça incentiva inscrições de projetos idealizados por mães, pessoas trans, pessoas com deficiência (PCDs) e pessoas refugiadas residentes no Brasil. Ou seja, o desenvolvimento do edital visa reconhecer a importância da representatividade e da equidade.
Ainda, tanto para a categoria Pesquisas e Estudos em Andamento como para Pesquisas e Estudos Concluídos, pesquisadoras e pesquisadores deverão também:
- Ser maiores 18 anos;
- Brasileiras – natas ou naturalizadas – residentes no Brasil;
- Estrangeiras com residência fixa no país há mais de 2 (dois) anos;
- Estudantes, integrantes ou associadas/os a centros de pesquisas, universidades, OSCs, coletivos, instituições e observatórios.
Nos casos de pessoas estrangeiras, elas poderão participar como proponentes, desde que sejam pessoas físicas, pretas ou pardas e maiores de 18 anos. Elas poderão ser também estudantes, integrantes ou associados a centros de pesquisas, universidades, OSCs, coletivos, instituições e observatórios.
Sobre a premiação
O Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça contemplará até 12 trabalhos, dentro dos quais haverá representantes de ambas as categorias.
Desse modo, os trabalhos contemplados em desenvolvimento receberão aporte financeiro de R$ 12 mil, ao passo que pesquisas e estudos concluídos contarão com R$ 18 mil.
Outro ponto de atenção nos casos de pesquisas em andamento selecionadas: após estarem concluídas, as pessoas ganhadoras poderão submeter as versões finais à avaliação das equipes da Fundação Tide Setubal e Itaú Cultural, para que analisem o interesse em divulgar o trabalho na plataforma Ancestralidades.
Sobre as inscrições
O Programa Ancestralidades de Valorização à Pesquisa 2024 – Meio Ambiente e Raça terá inscrições abertas a partir de 23 de abril, às 10h, e esse prazo irá até 24 de maio, às 17h – em conformidade com o horário de Brasília em ambos os casos.
Pessoas interessadas poderão acessar o regulamento para conferir informações sobre todas as etapas.
Fonte: Plataforma Ancestralidades