Prêmio reconhece personalidades marcantes do Terceiro Setor

O Prêmio Empreendedor Social homenageia lideranças com contribuições significativas em áreas como o empoderamento econômico de mulheres negras, fomento à leitura e escrita, assistência a refugiados e promoção de moradia adequada

Na 19ª edição do Prêmio Empreendedor Social, organizado pela Folha de São Paulo em colaboração com a Fundação Schwab, cinco empreendedores sociais do Brasil foram homenageados por suas contribuições significativas em quatro segmentos: “Inovação para o Século 21”, “Inclusão Social e Produtiva”, “Soluções que Inspiram” e “Escolha do Leitor”. 

Dentre os premiados, Aline Odara, cofundadora do Fundo Agbara, destacou-se na categoria “Soluções que Inspiram” por criar um dos primeiros fundos de investimento focados em mulheres negras no Brasil. A Fundo Agbara, uma entidade sem fins lucrativos gerenciada por nove mulheres, busca fortalecer as empreendedoras negras da região periférica de Campinas (SP).

Na categoria “Inclusão Social e Produtiva”, Ana Fontes, do estado de Alagoas e líder da Rede Mulher Empreendedora, foi reconhecida por seu trabalho na promoção do empoderamento feminino e geração de renda para mulheres que sofreram violência. Robson Melo, idealizador da Estante Mágica, recebeu o prêmio na categoria “Inovação para o Século 21”. Sua iniciativa social incentiva estudantes a escreverem livros em uma plataforma educacional gratuita.

Fernando Rangel, CEO da Refúgio 343, conquistou 59% dos votos, ganhando o prêmio “Escolha do Leitor”. Sua organização oferece suporte a refugiados e migrantes em mais de 230 cidades brasileiras. Já na arrecadação de doações, Bruno Sindona, da incorporadora Sindona, liderou com R$ 24 mil captados, destinados à ONG Cidades Invisíveis.

O Prêmio Empreendedor Social, ao valorizar projetos que suportam os direitos humanos, se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, incluindo metas como igualdade de gênero, redução das desigualdades, sustentabilidade urbana, combate às mudanças climáticas e fomento a parcerias estratégicas.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn