A plataforma Força Meninas realizou a 5ª edição do prêmio Mude o Mundo Como Uma Menina, em reconhecimento a iniciativas de meninas de 13 a 21 anos que são agentes de transformação em diversas áreas e fazem a diferença em suas comunidades, escolas e no mundo. Os resultados e todo o histórico da premiação estão disponíveis em https://frmeninas.com.br/premiomudeomundo/.
Em mais um ano, a premiação foi dividida em categorias individual e coletiva. A primeira é voltada para 5 segmentos: Criativa; Visionária; Pioneira; Líder e Determinada. Já a segunda destina a premiação Juntas Somos Força a uma única iniciativa coletiva, dentro de temas que vão desde a promoção da beleza afro até a inclusão na educação e o combate à crise climática. Todas as premiadas se destacaram, de alguma forma, na promoção da igualdade de gênero, liderança, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e impacto social.
Victórya Leal Altmayer Silva, de Osório (RS), reconhecida na categoria Visionária, ganhou pelo seu projeto com relação a economia circular. Júlia Bonitese Duarte, de Belo Horizonte (MG), vencedora na categoria Pioneira, venceu porque luta, desde os 8 anos de idade, pelo planeta e pelos direitos das crianças. Jovanna da Silva Catunda, de Manaus (AM), venceu na categoria Criativa, após desenvolver jogos educacionais para crianças com (Transtorno do Espectro Autista) TEA, promovendo acessibilidade e inclusão.
Maria Larissa Pereira Paiva, de Pires Ferreira (CE), premiada na categoria Líder, fundou projetos durante a pandemia para reduzir desigualdades e promover a democratização do STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em português). Geovana Sampaio Gonçalves, de Belém (PA), vencedora na categoria Determinada, é ativista pela democratização de oportunidades, participando de simulações da ONU e co-fundando o Instituto Transform Education.
Força Meninas
A Força Meninas é uma plataforma educativa pioneira que por meio de palestras, oficinas, programas de mentoria, premiações e muito mais, capacita meninas de 6 a 18 anos, para se destacarem por suas habilidades e se tornarem protagonistas para a mudança do mundo. Mais de 50 mil meninas já foram impactadas com a iniciativa em todas as regiões do Brasil.
(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)