O estudo “A importância do Terceiro Setor para o PIB no Brasil”, uma iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação, demonstra que as organizações sociais sem fins lucrativos e fundações filantrópicas corresponderam a 4,27% do produto interno bruto, equivalente a mais de R$ 220 bilhões em 2022. O setor também foi responsável por 5,88% da ocupação no mercado de trabalho, ou seja, mais de 6 milhões de empregos. O voluntariado não foi considerado por não ser remunerado.
Na ausência do Terceiro Setor, o PIB teria uma redução de R$ 85,2 bilhões no estado de São Paulo, por exemplo. A extração somente das atividades de saúde do Terceiro Setor causaria o seguinte impacto em outros estados: redução de 703,8 mil empregos em São Paulo, 204,8 mil empregos em Minas Gerais, 189,2 mil empregos no Rio Grande do Sul e 137,4 mil empregos no Rio de Janeiro. Para a economia do Rio de Janeiro, o Terceiro Setor corresponde a 7,4% dos postos de trabalho e 4,6% do PIB do estado.
“Além do impacto significativo do terceiro setor para a melhoria dos direitos humanos e das condições de vida aos brasileiros que não são atendidos pelo Estado, o Terceiro Setor inspira profissionais qualificados para desempenhar um papel cada vez melhor e especializado”, afirma Adriana Souza, CEO da Agência Pauta Social.
Segundo o Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Terceiro Setor no Brasil possui mais de 815 mil organizações sociais registradas, envolvendo várias áreas que promovem a democracia e justiça social.
Os insumos do estudo servem para ampliar o debate sobre a atuação das instituições, sua contribuição econômica para o Brasil, e o impacto no mercado de trabalho. As organizações dependem de investidores para desenvolver suas ações e arcar com os custos de estrutura, e o financiamento é indispensável para o crescimento do setor, sua participação na economia e todo o impacto social.
O documento foi elaborado sob a coordenação da Sitawi Finanças do Bem e com realização da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
(Agência Pauta Social)
Gráfico disponível na página 22 do estudo
Gráfico disponível na página 14 do estudo