Paixão pelo esporte promove doação para ONGs

Leilões de itens colecionáveis une clubes, atletas, marcas e ONGs para promover a arrecadação de recursos e apoiar iniciativas sociais

Organizações sociais que precisam de recursos podem contar com o esporte como meio de se aproximar de potenciais doadores para suas causas. Aproveitando a paixão de fãs e torcedores por um time, é possível promover leilões solidários de itens como camisetas ou bandeiras autografadas, revertendo os ganhos com o lance para a ONG. 

Já as instituições que têm dificuldade em gerenciar esse processo sozinha podem contar com a Play For A Cause – um negócio social que não apenas organiza o leilão, como também entra em contato com clubes, equipes e atletas para obter doações de itens valiosos para garantir o sucesso financeiro da iniciativa. Parte dos fundos arrecadados é retida para manutenção do negócio e parte é direcionada a ONGs, hospitais, escolas e outros projetos sociais.

Desde sua fundação, em 2019, a Play For A Cause já destinou R$ 2 milhões para mais de 100 projetos em 18 estados brasileiros. Entre as ONGs beneficiadas estão o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), o Grupo Cultural AfroReggae, o Instituto Ingo Hoffman e outros.

De acordo com Manuella Carvalho, sócia-fundadora da Play For A Cause, pelo menos 70% do valor arrecadado nos leilões é destinado às instituições. Ela observa que os participantes dos leilões não estão apenas fazendo doações, mas também adquirindo itens que desejam, sabendo que parte do valor será revertido para o bem social.

A ideia da Play For A Cause surgiu da iniciativa de André Georges, um dos atuais sócios da empresa. A inspiração veio após ele assistir uma partida do Stade Brestois, na França, quando abordou um jogador brasileiro perguntando sobre a possibilidade de o esportista doar alguns itens para um leilão beneficente. O jogador brasileiro, Luciano Castán, topou, o leilão online das suas peças aconteceu e o recurso arrematado com o lance foi destinado à ONG Fraternidade Sem Fronteiras da África.

Voltando ao Brasil, André criou o negócio social, em parceria com Manuella Carvalho. Hoje, o negócio também desenvolve campanhas temáticas em parceria com clubes esportivos e outras instituições, abordando questões como racismo, homofobia, conscientização sobre o câncer, entre outras. Para saber mais sobre como apoiar essa causa, visite o site oficial da organização ou siga suas redes sociais no Instagram, Facebook e LinkedIn.

(Pietra Nóbrega, da Agência Pauta Social)

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