Overshoot Day: humanidade já esgotou recursos renováveis do planeta deste ano

Quarta-feira, 2 de agosto, marca o dia do ano em que a demanda humana de recursos naturais supera a capacidade da Terra

O Dia de Sobrecarga da Terra, ou, em inglês, Overshoot Day, é a data em que o sistema de produção e consumo já utilizou todos os insumos naturais renováveis do planeta naquele determinado ano. A partir de hoje, 2 de agosto, a humanidade entra no déficit ecológico de 2023. Quem faz esse cálculo é a ONG Global Footprint Network, que também alerta: a sociedade, atualmente, demanda 70% mais do que os ecossistemas do globo são capazes de regenerar.  

Desde 2006, a ONG norte-americana propaga os dados sobre o Overshoot Day, dividindo a biocapacidade do planeta pela demanda da humanidade para aquele ano (Pegada Ecológica). O resultado é multiplicado por 365 dias. A Global Footprint Network usa estatísticas da ONU (Organização das Nações Unidas), informações do Global Carbon Project, entre outras fontes.

No site da WWF – organização que luta pela defesa da vida e contra a degradação socioambiental–, o Overshoot Day é citado como uma consequência da exploração excessiva da Terra. Para eles, é como se a humanidade ultrapassasse o limite e passasse a usar o “cheque especial” do planeta. “Para atender os padrões de consumo da humanidade – e isso inclui também toda a estrutura construída para sustentá-la – seriam necessários 1.7 planetas Terra”, compara.

Para saber mais sobre o Dia de Sobrecarga da Terra, acesse o link da ONG Global Footprint Network: https://www.footprintnetwork.org/our-work/earth-overshoot-day/.

(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn