Orpas comemora 19 anos de trabalho comunitário

ONG celebra história de luta pela transformação social e pela dignidade junto aos moradores do Jardim São Luís

ONG celebra história de luta pela transformação social e pela dignidade junto aos moradores do Jardim São Luís

Há 19 anos, no distrito de Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, nascia a ONG ORPAS (Obras Recreativas Profissionais, Artísticas e Sociais). Daniel Faria, fundador do projeto, entendeu que abrigar atividades culturais em um quarto da residência onde morava era um dos caminhos para melhorar a situação dos jovens que habitavam o “triângulo da morte”. Era esse o nome dado, naquela época, à região formada pelo Jardim São Luiz e seus vizinhos Capão Redondo e Jardim Ângela, por ser considerado, pela ONU, um dos lugares mais violentos do mundo.

O tempo passou e, para alegria daquela comunidade, os bons frutos de quase duas décadas de filantropia estão sendo colhidos. Hoje, a Orpas atende 1.200 pessoas da região com cursos profissionalizantes e livres, cursos artísticos (dança, música e gastronomia), atendimento médico, orientação psicológica e jurídica, iniciativas de microcrédito, entre outras atividades totalmente gratuitas. 

A ONG busca, desde 2005, a dignidade de todos, principalmente aqueles que nascem nas periferias. A missão é resgatar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio de iniciativas que abordam questões étnicas, da diversidade, cultura, educação, cidadania e do empreendedorismo. 

“Só conseguimos todos os nossos resultados graças ao apoio de muita gente, parceiros e voluntários”, destaca Daniel Faria, que além do trabalho no Terceiro Setor, já atuou nos setores público e privado, liderando diversos projetos e organizações sociais nacionais e internacionais no Brasil e demais países na América Latina e Europa. Atualmente, Daniel também responde pelas Fundação Theatro Municipal e Fundação Ulysses Guimarães.

O ORPAS comemora, no sábado (26), às 16h, seu aniversário com evento aberto ao público, que contará com atrações musicais, churrasco e refrigerante grátis e Big Mac Feliz para as crianças. O evento contará com a presença do cantor Vagnão e do Grupo Só na Social.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn