A Ponteduca e a Educafro criaram o Portal do Bolsista, plataforma projetada para auxiliar estudantes a acessarem as vagas gratuitas de instituições de ensino certificadas pelo selo Cebas-Educação. Quem tem a Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social deve conceder bolsas de estudo, integrais ou parciais, para alunos de baixa renda, em cursos que vão desde a creche até a pós-graduação, tendo isenção fiscal das contribuições sociais.
Com a plataforma, os estudantes poderão conhecer quais são essas instituições e usufruir desse direito oferecido pelo Ministério da Educação às instituições privadas sem fins lucrativos que atuam na área da educação básica e superior.
O site deve ser lançado em setembro deste ano e vai contar com um mapa, que possibilitará identificar as oportunidades de bolsa por cidade, instituição e até mesmo curso. Haverá ainda um chatbot para tirar dúvidas sobre o processo de concessão de bolsas e para coletar denúncias de irregularidades e condutas discriminatórias por parte das instituições de ensino.
Sobre a Ponteduca – A Ponteduca é uma organização sem fins lucrativos que luta pela redução das desigualdades socioeconômicas a partir da democratização da educação particular.
Sobre a Educafro – O objetivo geral da Educafro é reunir pessoas voluntárias que lutam pela inclusão de negros, em especial, e pobres em geral, nas universidades públicas, prioritariamente, ou em uma universidades particulares com bolsa de estudos, com o objetivo de ajudar a possibilitar empoderamento e mobilidade social para população pobre e afro-brasileira.
(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)