ONU lança campanha para estimular investimento nas mulheres negras

A campanha se estenderá nas redes e plataformas digitais da @onubrasil até a última semana de março

Na última sexta-feira (8), a ONU Brasil lançou a campanha “Investir nas Mulheres Negras para Acelerar o Progresso”, chamando a atenção para um dos principais desafios para a igualdade de gênero: a alarmante falta de financiamento. 

A falta de recursos é evidenciada por uma lacuna anual de 360 bilhões de dólares em investimentos para atingir as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável sobre igualdade de gênero até 2030, em todo o mundo. 

A campanha se estenderá nas redes e plataformas digitais da @onubrasil até a última semana de março, quando são assinalados o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21) e o Dia Internacional em Memória das Vítimas da Escravidão e do Comércio Transatlântico de Escravos (25). 

Contexto

No dia 8 de março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher, uma data histórica e simbólica estabelecida pelas Nações Unidas em 1977 para valorizar os esforços das mulheres pela igualdade de gênero e pleno acesso aos seus direitos fundamentais.

A campanha “Investir nas Mulheres Negras para Acelerar o Progresso” coincide com o último ano da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024). 

No Brasil, as disparidades de gênero e raça se manifestam em diversos contextos, incluindo na disparidade da renda média entre o trabalho de mulheres negras e homens brancos: a diferença salarial entre esses dois grupos é de 55%.

No entanto, os desdobramentos da discriminação não se limitam apenas ao aspecto econômico. Em 2022, no Brasil, mulheres negras representavam 61,1% das vítimas de feminicídio e 68,9% das vítimas de mortes violentas intencionais.

“Mulheres negras são mais afetadas pela pobreza, discriminação e violência. Investir nelas é avançar no desenvolvimento do Brasil sem deixar ninguém para trás.” – Silvia Rucks, coordenadora residente das Nações Unidas no Brasil, 8 de março de 2024. 

A coordenadora residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks, enfatiza que o investimento em mulheres negras não se limita a uma parcela específica da população, mas contribui de forma significativa para o desenvolvimento de todo o Brasil.

Os desafios enfrentados pelas mulheres e meninas negras demandam uma resposta integral e interseccional na promoção da igualdade de gênero e raça, sendo a ampliação de investimentos uma questão urgente.

Tal abordagem visa a conscientização e ação em um período crucial, conectando as lutas contemporâneas às raízes dos problemas que afetam a população negra no Brasil e no mundo.

Sobre a campanha “Investir nas Mulheres Negras”: 

A ONU Brasil convida todas as pessoas a se unirem à campanha e a promoverem a igualdade de gênero e raça. Dicas de ações e recursos informativos estão disponíveis na página: https://brasil.un.org/pt-br/262624-investir-nas-mulheres-acelerar-o-progresso 

Fonte: Nações Unidas Brasil

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