O Fórum Permanente de Afrodescendentes realizará sua terceira sessão em Genebra, na Suíça, entre os dias 16 e 19 de abril de 2024. O Fórum Permanente foi criado em 2021 pela Assembleia Geral da ONU, como parte das atividades da Década Internacional de Afrodescendentes (2015-2024).Inscrições para participação virtual estão abertas até 5 de abril. Propostas para organização de eventos paralelos serão recebidas até 31 de março.
Entre suas funções, o Fórum Permanente contribui para a inclusão política, econômica e social da população afrodescendente em todo o mundo, além de identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.
O Fórum Permanente também tem a importante tarefa de discutir a elaboração de uma Declaração das Nações Unidas sobre a promoção, proteção e respeito pleno aos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.
Em sua terceira sessão, o Fórum Permanente terá quatro painéis temáticos de discussão:
- Reparações, Desenvolvimento Sustentável e Justiça Econômica
- Educação: Superando o Racismo Sistêmicos e os Danos Históricos
- Cultura e Reconhecimento
- A Segunda Década Internacional de Afrodescendentes: Expectativas e Desafios
Os detalhes sobre cada um dos painéis estão disponíveis em português aqui.
Como participar?
O Fórum Permanente é um espaço de alto nível para os países poderem discutir temas importantes para a população afrodescendente mundialmente, mas também incentiva e valoriza a participação de organizações da sociedade civil e pessoas defensoras de direitos humanos.
A inscrição para participação virtual de indivíduos e organizações pode ser feita até 5 de abril no seguinte site: https://indico.un.org/event/1004528/.
Todas as organizações, instituições e atores participantes podem propor a realização de eventos paralelos, para expandir as discussões para além das sessões. As propostas devem ser enviadas até 31 de março. As orientações para organização de eventos paralelos podem ser acessadas em português aqui.
Visite a página da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, e acesse as informações disponíveis em português.
Fonte: Nações Unidas Brasil