No Rio Grande do Norte, o Projeto Swell, o Projeto Bayernzinho e a Associação dos Apicultores e Produtores de Mel do Potengi vêm mudando a vida de várias famílias com aulas educativas. Como parte das atividades desenvolvidas com os jovens potiguares, os três projetos incluem uma formação sobre educação socioemocional de adolescentes, a partir do apoio da ONG Oliveira Foundation, que trouxe o Programa Eu Lidero para o Brasil.
O “Eu Lidero” é o nome da capacitação que ensina inteligência emocional, que ocorre de forma presencial e 100% gratuita, voltada a alunos de escolas públicas e privadas e líderes de organizações sociais de todo o Brasil, que trabalham com crianças e adolescentes de 9 a 18 anos em vulnerabilidade social. Em São Paulo, uma das organizações atendidas pela formação “Eu Lidero” é a Gerando Falcões, por exemplo.
No Rio Grande do Norte, os projetos sociais que adotaram as aulas de educação socioemocional do “Eu Lidero” viram neste conteúdo uma forma de engajar e fortalecer o relacionamento com seus públicos atendidos. O Projeto Swell, por exemplo, fundado em 2018 por Bárbara e César Arenhaldt, nasceu a partir da necessidade de mudar a vida das crianças necessitadas nas praias da Baía Formosa, através do esporte e educação. “No começo do projeto, a gente atendia três crianças e a gente sempre falava um pro outro que se a gente salvar pelo menos uma criança, tá massa”, diz César. Atualmente, o projeto atende mais de 100 crianças na região, com aulas de surf, inglês, shaper (aulas de como fazer uma prancha de surf), educação física e entre outras.
Fundado em 24 de maio de 2020 em Natal, o projeto Bayernzinho atende crianças com aulas de futebol, cidadania, música, xadrez e outras atividades. Além das atividades que tem o objetivo de desenvolver as crianças como cidadãos, o projeto possui diversas ações como: Campanha do Agasalho, Arrecadação de Alimentos, Adote um Morador de Rua, Ajude seu Amigo e Fazer o Bem faz bem!
Em Natal, a Associação dos Apicultores e Produtores de Mel do Potengi conta com programas socioeducativos e também com um curso de apicultura, que ensina como criar abelhas para produzir mel. Além da arrecadação de alimentos e roupas, o instituto possui um bazar beneficente e a venda de mel natural, a fim de conseguir recursos para que o projeto continue sua expansão e consequentemente, ajude ainda mais a comunidade de Potengi.
Em todos os projetos, a formação “EU Lidero” da Oliveira Foundation é de caráter colaborativo, pois ao mesmo tempo em que contribui por meio de sua metodologia de educação socioemocional, as organizações mostram como uma comunidade inteira pode ser beneficiada pelo esporte, educação e conscientização. “Nós não somente ensinamos, mas também aprendemos todos os dias. Eu estou muito feliz com a parceria feita com o Projeto Swell, APROMEP e o Projeto Bayernziho e espero que ela cresça muito, porque nós estamos unidos em valor, integridade e em transformação”, diz Fabiane Oliveira, fundadora da Oliveira Foundation.
Para participar do programa Eu Lidero, basta entrar no site da Oliveira Foundation e preencher o formulário.
Sobre a Oliveira Foundation – A Oliveira Foundation tem sede nos Estados Unidos, mas já atua nas mais diversas regiões brasileiras, de norte a sul do país, com treinamentos, cursos e formações para crianças, jovens e adultos na área socioemocional. O programa Eu Lidero foca na autoliderança de crianças e adolescentes de 9 a 18 anos, a partir do desenvolvimento das habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal; fortalecimento da autoestima e valor próprio; gerenciamento das emoções; tomada de decisão responsável; liderança para maior autonomia; entre outros benefícios.
Para 2023, a previsão é que o Programa Eu Lidero beneficie mais de 100 mil jovens em todos os estados brasileiros. O programa tem o aval da Maxwell Leadership Foundation, que replica o método de transformação desenvolvido pelo best seller (New York Times) John C. Maxwell, com mais de 30 milhões de livros vendidos e 92 títulos publicados sobre liderança.
“Levar educação socioemocional potencializa os efeitos de projetos sociais como o Pisada do Sertão”, explica Fabiane Oliveira, fundadora da ONG. “A Oliveira Foundation direciona os esforços do Eu Lidero para as periferias, pois é dentro das comunidades que os projetos sociais são mais necessários e, ao mesmo tempo, desacreditados, por uma população desassistida e sem esperança”, acrescenta.
Fabiane nasceu na periferia de São Paulo e conhece bem essa realidade. “Eu nasci em uma família pobre mas não me conformava com a vida de escassez. Fundei a Oliveira Foundation em 2019, pois sou um exemplo de que é possível mudar de vida a partir de uma nova mentalidade voltada para liderança.”
***
Informações para a Imprensa
Agência Pauta Social – Adriana Silva (11) 98264-2364