De um lado, a fome: mais de 700 milhões de pessoas no mundo, sendo 33 milhões no Brasil, não têm o que comer todos os dias, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). É nesse cenário que o GoodTruck Brasil atua com o objetivo de levar comida de onde sobra para onde falta. Uma das iniciativas da ONG, o projeto Logística do Bem, faz a ponte entre mercados e distribuidores, com alimentos próximos ao vencimento e/ou que perderam valor de mercado e seriam descartados mesmo ainda em boas condições de consumo, com comunidades em situação de vulnerabilidade, que não conseguem comprar os alimentos necessários para alimentar toda a família.
O Logística do Bem coleta e destina os alimentos nas cidades de Curitiba, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte e Juiz de Fora, atendendo cerca de 800 famílias por semana. Entre os alimentos, estão principalmente hortifrutis como frutas, legumes e verduras, o que reduz o desperdício e aumenta a qualidade das refeições para as pessoas beneficiadas pela iniciativa.
O projeto atua em parceria com vendedores de alimentos. A iniciativa vai até o distribuidor, recolhe os alimentos, faz uma triagem do que está apto para o consumo e encaminha para as comunidades em situação de vulnerabilidade, onde as lideranças comunitárias são as responsáveis por redistribuir os alimentos para complementar a alimentação das famílias. A ação ocorre neste formato em todas as praças de atuação, com exceção de Belo Horizonte, onde o próprio parceiro é responsável pela pré-seleção e pela logística de encaminhamento às comunidades. Ao todo, são 10 comunidades beneficiadas pelo Logística do Bem, sendo quatro em Curitiba, duas em São Paulo, uma em Campinas, duas em Belo Horizonte e uma em Juiz de Fora.
“O Logística do Bem foi criado em 2020 e beneficia diretamente mais de 4 mil famílias todos os meses. Desde o início deste ano, destinamos 240 toneladas de alimentos para as comunidades. Desde o início do ano passado, já entregamos mais de 600 toneladas de alimentos para as comunidades”, afirma Renata Gonçalves, diretora executiva do GoodTruck Brasil.
O trabalho de destaque do projeto acaba de ser reconhecido e recebeu o Prêmio do Pacto Contra a Fome na categoria redução ou reversão do desperdício de alimentos. “Receber um prêmio de destaque como o do Pacto Contra a Fome chancela o trabalho que estamos fazendo e mostra que estamos no caminho certo para reduzir o desperdício de alimentos e ajudar tantas pessoas”, ressalta Renata.
O vínculo com a comunidade que recebe os alimentos é fundamental para o bom desenvolvimento do Logística do Bem. “É essencial que as lideranças comunitárias estejam alinhadas com a gente, por isso trabalhamos fortemente para a manutenção das relações. As lideranças acabam sendo nossas voluntárias, porque organizam o recebimento, o processo de triagem e a distribuição dos alimentos, sempre atentas para garantir que nada de impróprio chegue para as famílias. É essa relação de plena confiança e parceria com as lideranças que viabiliza o funcionamento do projeto da melhor maneira possível para os beneficiários”, explica Fábio Ragone, gestor do projeto. Todas as ações do projeto são alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, um apelo global para acabar com a pobreza, a fome, proteger o meio ambiente e o clima.
Campanha de Natal
Com a proximidade do final do ano, o GoodTruck Brasil se prepara para realizar ações especiais com as comunidades. A ideia é levar cestas básicas para 750 famílias em cinco comunidades, além de distribuir mais de 3 mil cestas de hortifruti para mais 10 comunidades, alcançando milhares de pessoas.
Além disso, estão previstas festas de Natal com distribuição de presentes para crianças. Os eventos serão realizados em seis comunidades, nas cidades em que o Logística do Bem atua nos dias 16, 17 e 20 de dezembro, sendo dois em Curitiba e um em cada uma das outras cidades de atuação. “Nessas festas, a gente pretende entregar 1 mil cestas básicas e temos como objetivo o apadrinhamento de 1.800 crianças. Elas escrevem o que querem ganhar e encontramos um padrinho ou uma madrinha para elas”, explica Renata. A campanha de Natal tem três formas de doação: por meio do apadrinhamento das cartinhas, contribuições em dinheiro e doação de alimentos.
Em Curitiba, o GoodTruck Brasil é a organização parceira do Natal das Startups, iniciativa idealizada pelo ecossistema de inovação da cidade. No total, já temos 13 startups que participam desse movimento. São elas: Contabilizei, Doctoralia, EBANX, Herospark, Honey Island, Leads2b, Logcomex, MadeiraMadeira, OmniChat, Pipefy, Phonetrack, Tecnofit e Vhsys. No caso do GoodTruck Brasil, elas contribuem com doações e com o incentivo para que suas equipes apadrinhem as cartinhas das crianças das comunidades atendidas.
Sobre o GoodTruck Brasil
O GoodTruck Brasil é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que nasceu em 2016 com o objetivo de levar comida de onde sobra para onde falta, reduzindo o desperdício de alimentos para garantir a segurança alimentar e nutricional de comunidades em situação de vulnerabilidade.