ONG abre 150 vagas para curso gratuito de TI

Oportunidade do Instituto Proa é voltada a jovens de escola pública interessados em aprender programação; inscrições vão até novembro

O Instituto PROA desenvolveu o curso semipresencial PROPROFISSÃO, com duração de 6 meses, em busca de capacitar jovens entre 17 e 22 anos a ocuparem os cargos de profissionais de tecnologia e iniciarem a carreira profissional. As inscrições para a turma de 2024 começam em 21 de agosto de 2023 e vão até 3 de novembro. O início das aulas será em 5 de fevereiro de 2024. Os jovens selecionados receberão notebook emprestado, plano de dados, uniforme, mochila, vale-transporte e todo suporte necessário para acompanhar as aulas. Às segundas, quartas e sextas-feiras os alunos acomapnharão de forma remota, já às terças e quintas-feiras as aulas serão presenciais no Senac Lapa Tito.

Para o curso do 1º semestre de 2024, estão disponíveis 120 vagas para Desenvolvedor Web Java e 30 vagas para Desenvolvedor Web, financiado pelo Grupo BMG e Instituto Marina e Flávio Guimarães. As inscrições podem ser feitas no site da organização: www.proa.org.br. Os interessados precisam estar cursando ou terem concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública e residirem nas cidades da região da Grande São Paulo.

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que cursos técnicos na área de tecnologia são um bom caminho para quem deseja iniciar a vida profissional e aliados às oportunidades de emprego da iniciativa privada, possibilitam acesso rápido à formação e ingresso de novos talentos no mercado de trabalho. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2050, o Brasil será o 6º país com a maior população idosa do mundo, na frente de outros países desenvolvidos. Por isso, cuidar dos jovens agora, significa garantir o amanhã funcionando como uma engrenagem, fazendo girar a economia de forma sustentável. Para isso, eles precisam ser vistos e desenvolvidos hoje.

“Queremos impulsionar esses jovens para essas oportunidades. A área de programação está muito aquecida e estamos felizes em formar esses futuros profissionais. As turmas anteriores foram um sucesso, com centenas de jovens empregados com excelentes salários e conquistando o tão sonhado êxito profissional, isso nos deixa cheios de orgulho e confiantes que estamos no caminho certo”, afirma Alini.

A tendência é que, segundo estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), até 2025, o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de TI (Tecnologia da Informação), distribuídas entre tecnologias maduras, emergentes e de nicho.

Curso que muda a vida

A formação técnica de ponta, aliada à excelente capacitação profissional, são os diferenciais do PROPROFISSÃO, de acordo com ex-alunos. Uma delas é Adriana Queiroz de Melo, 20 anos, que se formou em 2021 no curso e hoje é analista de sistemas júnior do Banco BMG.

Para ela, o curso superou as expectativas e ajudou a pavimentar sua carreira profissional. “O PROPROFISSÃO é um curso que muda a vida. Ele traz para a gente uma nova realidade, que é a transição de deixar de ser estudante e ingressar no mercado de trabalho. Fico até sem palavras para falar, porque devo muita gratidão ao PROA. É um curso que eu recomendo para todos os jovens.” Atualmente, Adriana está no 2º semestre do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma da Fatec Cotia.

O PROPROFISSÃO entrou em 2022 na vida de Wictor Huggo Marques, aos 19 anos, é analista de sistemas júnior do Banco BMG. Na época, Wictor estava no segundo semestre de Ciência da Computação na UniDrummond – hoje ele está no 4º período.

“Pensava no PROA como complemento, porque no primeiro semestre tive muita dificuldade de acompanhar o conteúdo da faculdade. Quando fiz o curso, tive um impulso muito grande, que me deu uma visão maior do mundo de TI. Com o PROPROFISSÃO, consegui entrar na área e ter uma ideia melhor da carreira que quero seguir”, conclui Wictor. 

Fonte: PROA

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn