O Observatório do Livro já retomou as atividades em 2024 com o projeto Clube de Leitura 6.0. Desde o início do ano, 45 grupos, de um total de 48, já estão em atividade, 14 deles concentrados na cidade de Ribeirão Preto (SP), município onde fica a sede da instituição.
Juntos, os participantes leram 629 livros somente em 2023. Contrariando as pesquisas sobre o hábito de leitura no Brasil, os idosos do projeto leem, em média, 12 livros ao ano, duas vezes e meia a média nacional de 4,9 livros/ano, segundo a pesquisa Retratos da Leitura (Instituto PróLivro/Itaú Cultural, 2020).
Um dos grupos presenciais de Ribeirão Preto chegou a ler 14 obras no ano passado, de autores como Simone de Beauvoir (A mulher desiludida); Harper Lee (O Sol é para todos); Isabel Allende (Longa pétala de mar); Gayle Tzemach Lemmon (A costureira de Khair Khana), entre outros.
Observatório do Livro e da Leitura
O Observatório do Livro e da Leitura é uma fundação de direito privado que, desde 1999, transforma vidas e impacta comunidades através do fomento à leitura. Mudou o nome, em 2015, para contemplar a ampliação do perfil dos beneficiários (incluindo jovens, adultos e pessoas idosas), da abrangência (com atuação nacional e fora do Brasil), e, sobretudo do escopo (agregando pesquisa e acompanhamento de políticas públicas).
Para mais informações, acesse: https://observatoriodolivro.org.br/.
(Assessoria de imprensa)