Negócio social investe em jogos de tabuleiro na periferia

A Maloca Games desenvolve afrogames voltados para o fortalecimento da identidade do povo negro e periférico, como o Diversity e o Favela Venceu

A Maloca Games, negócio social focado em jogos de tabuleiro para o público das periferias e minorias, lançou afrogames com o objetivo de fortalecer a identidade do povo negro. Os jogos já foram apresentados em grandes eventos, como a Perifacon 2023, Doff 2023 e Expofavela 2023. 

Dois dos afrogames pensados pela Maloca Games receberam os nomes Diversity e Favela Venceu. No primeiro, os jogadores assumem o papel de recrutadores de grandes empresas comprometidas com a diversidade e a inclusão. O objetivo é construir uma equipe de funcionários com diferentes habilidades e experiências em grandes vagas. Já no segundo, o foco é construir uma favela que forneça qualidade de vida e estrutura para seus moradores, conquistando pontos valiosos ao longo do caminho.

Os jogos foram idealizados por uma equipe de talentos, como Rennan Gonçalves, que é game designer, com especialidade em Game Economy Design, historiador e gerente de marketing da Maloca Games. Além de ser um dos fundadores da empresa, presta serviço ao estúdio Glyptodon, um dos maiores do Brasil, e a Dumativa, desenvolvedora de jogos eletrônicos. Outro integrante do projeto é Sanderson Virgolino, também membro fundador da Maloca Games, não só desenvolvedor de software na Feegow Clinic, criador e desenvolvedor de jogos de mesa, desde 2014, mas também lead designer e gerente de projetos da empresa.

Outra fundadora da empresa por trás do desenvolvimento dos jogos é Karoline Pereira, responsável pelas relações públicas e gerente de Quality Assurance (QA). Pra fechar o time, Lucas Nascimento, gerente de arte e game designer. Para ele, os jogos são ferramentas de inclusão e empoderamento das pessoas marginalizadas e invisibilizadas, dando a elas a oportunidade de criar suas próprias narrativas e construir seus projetos.

A empresa desenvolve os próprios jogos e também atende por demanda, pensando em games que cumpram funcionalidades específicas encomendadas por indivíduos ou grupos. 

Mais informações sobre os jogos da Maloca em: https://www.malocagames.com

(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social) 

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn