Lançamento do filme Tem Floresta em Pé, Tem Mulher no Cine Brasília

Curta documentário debate no mês da Consciência Negra a importância do trabalho das mulheres negras na defesa da floresta amazônica

A Oxfam Brasil, em parceria com o Miqcb (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu), o CNS (Conselho Nacional das Populações Extrativistas) e a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), lança na segunda-feira (27/11), às 20 horas, no Cine Brasília, o curta documentário Tem Floresta em Pé, Tem Mulher, que debate a importância do trabalho das mulheres negras na defesa de floresta amazônica.

O filme é produto da campanha de mesmo nome que tem como objetivo valorizar as lideranças femininas negras nas florestas brasileiras. Essas mulheres, quilombolas, extrativistas e quebradeiras de coco, estão na linha de frente da luta por seus territórios e pela proteção da floresta. Suas histórias são apresentadas no curta documentário.

“O filme “Tem Floresta em Pé, Tem Mulher” ocorre no mês da Consciência Negra no país, data oportuna para celebrar as mulheres negras defensoras da Amazônia. Será um momento político importante de diálogo das organizações com representantes do governo”, destaca Bárbara Barboza, coordenadora de Justiça Racial e de Gênero da Oxfam Brasil.

Após a exibição do filme, foi planejado um debate com: Edel Nazaré Santiago de Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente; Roberta Eugênio, secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial; Selma Dealdina, secretária executiva da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq); Maria Nice Machado, secretária de Mulheres do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS); Maria Edinalva, vice-coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB); e Bárbara Barboza, coordenadora de Justiça Racial e de Gênero da Oxfam Brasil (mediadora).

As inscrições e informações sobre o lançamento do filme podem ser obtidas aqui. A entrada é gratuita. 

(Agência Pauta Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn