Lançamento da Enimpacto fortalece compromisso do país com a responsabilidade socioambiental

O evento ocorreu na última quinta-feira, 19, na Esplanada dos Ministérios, e contou com a presença do economista Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz

A economia brasileira deu um importante passo de mãos dadas à responsabilidade social e ambiental com o lançamento do Comitê da Estratégia Nacional de Economia de Impacto – Enimpacto. O evento ocorreu na última quinta-feira, 19, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF) e contou com a presença do economista Muhammad Yunus, Prêmio Nobel da Paz.

Durante a reunião de lançamento, foi analisada a proposta do Plano Decenal da Enimpacto, que diz respeito a iniciativas que buscam impulsionar investimentos públicos e privados em ações voltadas para a solução de problemas sociais e ambientais. 

O planejamento conta com a participação de órgãos e entidades da administração pública federal, do setor privado e da sociedade civil. Nesse campo destacam-se parceiros como o GIFE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), entre outros. 

A Estratégia Nacional de Economia de Impacto é composta por cinco eixos, que estabelecem os princípios fundamentais para a expansão e consolidação da economia de impacto no Brasil. Esses eixos incluem a mobilização de capital para causar impacto, o aumento do número de negócios de impacto, o fortalecimento das organizações intermediárias, a promoção de um ambiente institucional e regulatório favorável à economia de impacto, bem como a articulação entre diferentes níveis de governo, incluindo Estados e Municípios, para promover essa abordagem econômica.

O evento ainda contou com a presença do primeiro economista a ganhar um Nobel da Paz, Muhammad Yunus, reconhecido mundialmente por criar um sistema de microcrédito direcionado a empreendedores de baixa renda, permitindo acesso a empréstimos em instituições financeiras tradicionais. 

Fonte: GIFE

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn