Conexão ESG é o novo curso de curta duração, 100% online, voltado à agenda ESG que está com inscrições abertas. A edição de estreia terá início em 23 de maio das 19:00 às 21:30 em um total de cinco encontros até 17 de junho. Inscreva-se
A novidade é uma parceria entre a Unidade de Negócios Sustentáveis do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, a ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, principal frente educacional do IPÊ, e o Briyah Institute.
A programação traz cinco módulos independentes sobre os principais temas relacionados à agenda ESG. Dessa forma o curso pode ser adquirido na íntegra ou em módulos, de acordo com as necessidades e interesse do aluno.
O curso é indicado para profissionais das áreas de sustentabilidade, comunicação, marketing, finanças, relações com investidores e outros que queiram aperfeiçoar o conhecimento na agenda ESG. As tendências relacionadas à Governança com o olhar voltado à conservação do Meio Ambiente e ao Impacto Social das organizações se fazem cada vez mais presentes no mercado.
Profissionais de referência
Destaque para o corpo docente, formado por profissionais renomados que lideram importantes iniciativas em suas respectivas áreas de atuação: Silvia Micelli, Aron Belinky, Adriana Machado, Lucy Pamboukdjian e Viviane Mansi.
Aplicação prática
Adriana Machado, fundadora do Briyah Institute e uma das professoras, destaca o viés prático do curso. “O aluno terá a possibilidade de entender o que significa ESG, como começar essa jornada, aprender com casos concretos da vida real contados por líderes que estão vivendo essas questões no dia a dia”.
Silvia Micelli que ministra o módulo inicial ESG: o início da jornada – o fator humano e o sucesso de suas estratégias, ressalta a importância de mudanças efetivas que começam pelo entendimento de quem atua com essa agenda. “Quando falamos em Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, ESG, estamos buscando transformações – na forma que produzimos, consumimos, nos relacionamos e nos organizamos em sociedade. O resultado é que gastamos muito e avançamos pouco! Isso porque temos ignorado algo fundamental: para que qualquer transformação aconteça e se sustente (seja na vida individual, na organização ou na sociedade), ela precisa começar com uma transformação dentro do ser humano”.
Aron Belinky, professor do módulo 2 Arcabouço teórico: origem, evolução e conceitos basilares do ESG, destaca que o curso privilegia a aplicabilidade real dos conhecimentos. “Há mais de dois anos, a sigla ESG vem ganhando espaço na agenda de profissionais e empresas, dentro e fora do campo específico da sustentabilidade. Espera-se que os participantes do curso possam melhor compreender os caminhos à frente, ampliando sua capacidade de contribuir – pessoal e profissionalmente – para a urgente e necessária transição de nossa sociedade para um modelo mais sustentável de produção e consumo”.
O curso tem sequência com os módulos: ESG e complexidade: Como promover impacto de fato, com Adriana Machado; ESG na prática, casos e experiências de campo, com Lucy Pamboukdijian; e Comunicação em ESG para evitar washings, com Viviane Mansi.
Confira a programação
Módulo 1 ESG: o início da jornada – o fator humano e o sucesso de suas estratégias
Silvia Micelli
23/5 (5a feira) das 19h às 21h30
Módulo 2 Arcabouço teórico: origem, evolução e conceitos basilares do ESG
Aron Belinky
27/5 (2a feira) das 19h às 21h30
Módulo 3 ESG e complexidade: Como promover impacto de fato
Adriana Machado
06/6 (5a feira) das 19h às 21h30
Módulo 4 ESG na prática, casos e experiências de campo
Lucy Pamboukdijian
10/6 (2a feira) das 19h às 21h30
Módulo 5 Comunicação em ESG para evitar washings
Viviane Mansi
17/6 (2a feira) das 19h às 21h30
Fonte: IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas