Estão abertas as inscrições para a 6ª Edição do Desafio de Acesso à Justiça, promovida pelo Instituto Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga em parceria com a ponteAponte, responsável pela execução técnica da chamada.
O objetivo dessa iniciativa é reconhecer, premiar e incentivar projetos que visam ampliar o acesso à Justiça no Brasil, fortalecendo a cidadania, a democracia e os Direitos Humanos. Um montante de R$ 200 mil está disponível para apoiar as organizações selecionadas.
O evento, que já distribuiu um total de R$ 860 mil entre 20 iniciativas vencedoras nas suas cinco edições anteriores, visa estimular a conexão entre pessoas e organizações que atuam nessas áreas, criando uma rede em busca da efetivação dos direitos de grupos mais vulneráveis socioeconômicos no país.
Podem participar do Desafio pessoas físicas, coletivos, movimentos sociais, alianças e redes, organizações da Sociedade Civil (OSC) e grupos acadêmicos vinculados a instituições de ensino e universidades.
É necessário que as organizações tenham origem e atuação no território nacional, valorizem a diversidade e tenham pelo menos um ano de existência, formalizadas ou não.
As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril e podem ser feitas através do site oficial do Desafio de Acesso à Justiça: https://institutomattosfilho.org/desafio-de-acesso-a-justica/.
(Pietra Nóbrega, da Agência Pauta Social)