O Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA) criou um Guia de Acesso e Permanência que visa instruir jovens sobre as formas de ingresso a diferentes universidades no Rio de Janeiro, além das suas políticas de permanência. O material detalha os mecanismos criados para compensar a desigualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior e evitar a evasão por motivos socioeconômicos. O objetivo principal é conscientizar os jovens que têm direito a essas políticas sobre a existência delas e como fazer valer seus direitos. É possível baixar o e-book gratuitamente no site da instituição: https://ijca.org.br/.
A primeira parte do guia explica os mecanismos que envolvem as formas de ingresso: Enem, Sisu e vestibulares próprios da Uerj, Cederj e UENF. Além disso, essa parte aborda questões como a isenção de taxas e os programas que auxiliam o acesso ao ensino superior na rede privada, que são o Prouni e o Fies. Já a segunda parte do guia traz as políticas de permanência, que podem ser próprias de cada instituição ou ações governamentais.
“Com tanta desigualdade, é de amplo conhecimento que a Educação é uma forte ferramenta de transformação social, mas que também encontra obstáculos nas diferenças de condições e oportunidades ofertadas a todos”, afirma a analista de projetos sociais do instituto, Kenia de Oliveira.
Para auxiliar adolescentes e jovens nesta jornada rumo à graduação, será realizada, no próximo dia 15/08, às 19h, no YouTube, uma live com o nome #EuNaFacul, trazendo informações exclusivas sobre ENEM, Sisu, Fies, Prouni, auxílios, bolsas e programas de acesso estudantil. A iniciativa tem como objetivo apresentar um guia completo para quem sonha em entrar no Ensino Superior e aproveitar todas as oportunidades que as principais universidades do Estado do Rio de Janeiro oferecem.
O material foi produzido pelo IJCA com o apoio da pesquisadora Giselle Pinto, formada pela Universidade Federal Fluminense, e Kenia de Oliveira, analista de projetos do instituto, e agora também conta com a parceria estratégica da JA Rio de Janeiro para a disseminação das informações.
“Além de oferecer, por meio da metodologia aprender-fazendo, experiências educacionais com base em três grandes pilares – empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho –, também buscamos produzir e compartilhar conteúdos que agreguem valor à jornada de adolescentes, jovens e pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Esta parceria estratégica com o IJCA reforça a nossa missão de inspirar e preparar esse público para que tenham sucesso em uma economia global, tendo em vista a importância que o Ensino Superior tem na jornada pessoal e profissional de uma pessoa”, destaca Rafael Coelho, coordenador de Marketing na JA Rio de Janeiro.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://conteudo.jarj.org.br/eunafacul
Sobre a dificuldade de ingresso e alto índice de evasão nas universidades
Em 2023, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) registrou 3,9 milhões de inscrições, superando os 3,4 milhões de participantes de 2022. Apesar desse índice revelar uma crescente melhora após a pandemia da Covid-19, o exame ainda está longe de se aproximar do alcance que já teve no passado. Em 2016, por exemplo, as inscrições alcançaram mais de 8 milhões de pessoas candidatas. Para especialistas, a falta de perspectiva em relação ao Ensino Superior e de políticas públicas que incentivem esses alunos ajudam a explicar a baixa nos números.
Além disso, embora ser aprovado no vestibular seja uma etapa difícil para muitos estudantes, para outros, sobretudo aqueles em situação de vulnerabilidade social, o desafio de entrar e permanecer pode ser ainda maior. De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de evasão nas universidades públicas em 2021 foi de 9,4%.
O Instituto Jelson da Costa Antunes – IJCA é um investimento social familiar que, desde a fundação em 2004, contribuiu com a inserção de mais de 4 mil jovens de origem popular em espaços profissionais, primeiro emprego, escolas técnicas e de formação superior. Ao longo de sua trajetória também tem apoiado direta e indiretamente mais de 50 mil pessoas nos 18 anos de existência, ao articular e fomentar ações com parceiros do ecossistema socioeducativo, conectando a educação com as formações artísticas, culturais e esportivas. Saiba mais em: ijca.org.br/ ou pelas redes sociais: @instituto.jca (Instagram e no Facebook).
Já a organização Junior Achievement é uma das maiores incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, dissemina educação empreendedora por meio do método “aprender-fazendo”, tendo sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre educação financeira, mercado de trabalho e empreendedorismo para adolescentes e jovens da América Latina. A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários que capacitam mais de 10 milhões de jovens no mundo, com o propósito de estimular o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais no público de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social – principalmente, estudantes de escolas públicas e jovens que não estudam nem trabalham, a fim de criarem e potencializarem comunidades mais prósperas.
Em 2023, foi reconhecida pelo quinto ano consecutivo como a 5ª ONG mais influente do mundo, pela thedotgood. Indicada ao Prêmio Nobel da Paz por dois anos consecutivos, também está entre os 100 melhores locais de trabalho para inovadores, segundo a Fast Company. Presente em mais de 100 países, a JA está há quase quatro décadas no Brasil impactando mais de 5,7 milhões de jovens com o apoio de mais de 200 mil voluntários. No Rio de Janeiro desde 1999, a JA atua com a missão de despertar o espírito empreendedor dos jovens por meio de programas e experiências educacionais.
O apoio financeiro da iniciativa privada viabiliza a implementação dos projetos, realizados em parceria com as secretarias de Educação e instituições de ensino do Estado e de municípios. Além disso, conta com a participação de pessoas doadoras, educadoras, voluntárias e gestoras, que unem forças para impulsionar o futuro da educação, preparando adolescentes, jovens e pessoas socialmente vulneráveis para a vida, em todas as suas dimensões. Saiba mais sobre a JA Rio de Janeiro: https://www.jarj.org.br
(Com informações da Assessoria de Imprensa)