O ramo filantrópico no Brasil tem aberto, cada vez mais, as portas para reinvenções em busca de melhores resultados internos e externos. Nesse sentido, a filantropia baseada na confiança tem se mostrado um caminho promissor. Buscando ampliar esse debate, o GIFE traduziu e lançou quatro guias do Trust Based Philanthropy Project, projeto que nasceu nos Estados Unidos e que busca qualificar o relacionamento entre financiadores e beneficiários.
“Em sua essência, a filantropia baseada em confiança trata da redistribuição do poder (…) a serviço de um ecossistema sem fins lucrativos mais saudável e igualitário”, explica um dos guias intitulado “6 práticas de doação da Filantropia Baseada em Confiança”. Através de uma abordagem holística, pretende-se impactar as quatro principais dimensões de uma organização financiadora: cultura, estruturas, lideranças e práticas.
“O objetivo do GIFE com essa iniciativa é contribuir para a qualificação das estratégias e práticas do grantmaking no Brasil”, explica Pamela Ribeiro, coordenadora de projetos do GIFE. “A filantropia baseada em confiança é importante porque busca inverter a lógica que coloca o doador como protagonista das decisões, acabando assim com as desigualdades de poder inerentes a essa relação entre doador e donatários”, complementa.
Essa é uma dinâmica que convida os financiadores a adotarem caminhos que rompam com a filantropia tradicional e que permitam se perceber enquanto “catalisadores de um setor sem fins lucrativos próspero”, explica um dos guias.
Apesar do recente espaço que vem ganhando, o debate sobre a filantropia baseada em confiança se mostra atemporal devido a sua importância organizacional no ramo. “Hoje, mais do que nunca, precisamos de uma filantropia capaz de fortalecer organizações e iniciativas da sociedade civil”, reforça Pamela Ribeiro
A coordenadora também demarca a filantropia baseada em confiança enquanto uma bússola direcional que apresenta novos caminhos. “Isso tem a ver não apenas com o quanto de recurso chega nas OSCs [Organizações da Sociedade Civil], mas onde, para quem e como este recurso está chegando.”
Confira a íntegra dos guias lançados pelo GIFE:
1. 6 práticas de doação da Filantropia Baseada em Confiança
2. Um modelo baseado em confiança para aprendizado e Avaliação na Filantropia
3. Filantropia Baseada em Confiança (FBC) em 4D
4. Filantropia Baseada em Confiança: Ferramenta de Autorreflexão
Fonte: GIFE