Primeiro Fundo Filantrópico de Mulheres Negras do Brasil, o Fundo Agbara em colaboração com a Rede Comuá, lançou o e-book “Histórias da Filantropia Negra que Transformam Comunidades”. O livro busca promover reflexões acerca do papel da filantropia negra nas transformações sociais, debate fomentado a partir da apresentação de cases e boas práticas que têm gerado impactos positivos para comunidades periféricas.
O e-book foi lançado no dia 29 de setembro, em São Paulo, integrando a grade de programações do “Mês da Filantropia que Transforma”, organizado pela Rede Comuá.
Autora do prefácio, Rosana Fernandes, gerente executiva do Fundo Agbara, destaca como caminho condutor da obra a exaltação de iniciativas contemporâneas em um gesto de reverência ao legado de práticas ancestrais. Movimento decolonial que dialoga diretamente com o símbolo africano Sankofa, que ensina a importância de voltar ao passado para construir o futuro.
“[O] e-book [vem] com o propósito de amplificar narrativas históricas que honrem o legado passado, das práticas filantrópicas iniciadas e exercidas por lideranças negras históricas, fortaleçam a trajetória presente, de instituições aqui retratadas”, escreve Rosana Fernandes mencionando o objetivo comum das iniciativas em construir sociedades “mais justas e igualitárias para todos, todas e todes”.
Fonte: GIFE