Festival ABCR 2023 tem edição histórica

Inteligência Artificial, Novo Código de Ética na Captação de Recursos e Relacionamento com a Imprensa foram alguns dos temas abordados no evento


O Festival ABCR chegou ao fim como a maior edição já realizada. A programação teve mais de 70 palestras em dois dias e recebeu mais de 800 participantes de 25 estados e do Distrito Federal. “Ouvimos muitos elogios em relação ao conteúdo, que está evoluindo ano a ano, com maior interação entre a plateia, os palestrantes e os expositores”, disse o diretor-executivo da ABCR, Fernando Nogueira.

Um dos destaque do primeiro dia do evento foi a palestra “Como Montar uma Assessoria de Imprensa na sua ONG”. As jornalistas Adriana Souza e Camila Aranha falaram sobre a importância de as organizações do Terceiro Setor manterem um profissional para se relacionar com os veículos de mídia e, com isso, aumentarem sua credibilidade por meio de matérias publicadas sobre suas causas.

Pioneira no atendimento às OSCs, a agência dirigida por elas – Pauta Social – já trouxe visibilidade a dezenas de projetos sociais desde 2015, nas áreas de educação, meio ambiente, política, saúde, equidade racial e de gênero e vários outros temas. “O jornalista precisa receber o conteúdo de uma maneira didática, por meio de uma sugestão de pauta com números, personagens, imagens e todas as informações pertinentes ao assunto que a ONG quer abordar”, ensinou Adriana no workshop.

O Festival também abrigou o lançamento do livro “do “Sustentabilidade Econômica das Organizações da Sociedade Civil”, de João Paulo Vergueiro. A obra aborda a receita das instituições sem fins lucrativos e as características necessárias para que sejam financeiramente independentes. JP, como é conhecido entre os colegas do Terceiro Setor, é administrador, mestre em administração pública e bacharel em direito. Atualmente, ocupa o cargo de diretor-executivo na Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), além de ser professor e coordenador do Fundo de Bolsas e do Alumni Alvaristas, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), além de conselheiro na Fundação Amor Horizontal, da Kibo-no-lê, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo.

Giovanna Fiori, responsável pela área de Comunicação e Relacionamento da ABCR, listou cinco motivos para se associar à ABCR. “Nossos associados estão no centro das ações”, disse ela, que destacou eventos exclusivos para membros, Grupos Temáticos, potencial de networking e trocas de experiências. “A ABCR não traz só informação, ela dá formação. É extremamente boa para todos nós [captadores] essa associação, esse caminho de crescimento, conhecimento do setor, integração e trocas saudáveis”, comentou a associada Sônia Bonici. 

Um dos assuntos mais esperados do evento foi apresentado pela sócia-fundadora da BC Marketing, Amanda Riesemberg, com a palestra: Transformando a produção de conteúdo com Inteligência Artificial. “O Festival ABCR me possibilitou dar luz a um tema muito em alta que vai fazer toda a diferença para as OSCs: a inteligência artificial, ferramentas de IA e formas de utilizá-la. Fiquei feliz com o interesse da plateia, que lotou o espaço”, observa a especialista que também é presidente da Nossa Causa.

Amanda traz exemplos do ChatGPT

Fernando Nogueira, diretor-executivo da ABCR, Marcia Woods, presidente da ABCR, e Rodrigo Alvarez, consultor de captação de recursos, debateram o processo de revisão do Código de Ética da ABCR, compartilhando o que é esperado desse processo e ouvindo a opinião dos participantes. Fernando contou que uma comissão foi formada para discutir o tema e que dois itens, em especial, precisam de atenção: a remuneração dos captadores e o conjunto de leis, códigos e normas. 

“O processo de revisão que estamos sugerindo é que, partindo das discussões que vierem hoje, a comissão amadureça a proposta e submeta para deliberação. A expectativa é que o novo Código de Ética seja apresentado daqui um ano, quando a ABCR completar 25 anos”, disse o diretor da ABCR. 

Durante o encerramento, Nogueira, convidou Carol Farias, líder do Dia de Doar, e Erika Sanchez, membro do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação, para subirem ao palco. Carol Farias falou sobre o pré-lançamento da campanha do Dia de Doar para ajudar a tornar a cultura de doação mais consistente no país. Os participantes do evento tiveram acesso a um QR code com materiais gratuitos que podem ser utilizados nas campanhas do movimento.

(Agência Pauta Social, com informações do portal ABCR)

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