A Fundação André e Lucia Maggi (FALM), por meio do Centro Cultural Velha Serpa (CCVS), em Itacoatiara (AM), participará da 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, um evento que visa promover a reflexão e o debate sobre questões sociais por meio da sétima arte. O espaço será o ponto de exibição dos filmes na cidade amazonense.
Desde sua fundação em 1997, a FALM tem se dedicado à promoção do desenvolvimento local e humano nas áreas em que atua. Como responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI, a fundação tem buscado proporcionar acesso à educação, ao trabalho, à renda, além de incentivar o protagonismo comunitário.
A gerente de investimento social da FALM, Aletéa Rufino, enfatiza a importância desse evento para a comunidade de Itacoatiara (AM) e regiões circunvizinhas: “A participação da FALM na 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos reforça nosso compromisso com a promoção da cultura e da educação como ferramentas essenciais para o desenvolvimento social. Estamos entusiasmados em contribuir para o acesso à arte e ao debate de temas tão relevantes para a sociedade”.
Os filmes selecionados para a Mostra abordam uma variedade de questões relacionadas aos direitos humanos, incluindo os direitos de pessoas negras, mulheres, idosos, crianças, pessoas com deficiência, povos indígenas e a comunidade LGBTQIAPN+. Essas produções representam as cinco regiões do Brasil e serão exibidas em quatro programas distintos, buscando ampliar o debate e a conscientização sobre essas temáticas.
É notório que regiões como a Amazônia enfrentam desafios no acesso à cultura, devido a questões geográficas e de infraestrutura. Em Itacoatiara (AM), por exemplo, não há salas de cinema. Por isso, levar a Mostra Cinema e Direitos Humanos para a cidade é uma ferramenta de acesso da população a esse meio de entretenimento e de cultura.
A 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, com o tema “Vencer o ódio, semear horizontes”, é uma realização do Ministério da Cultura (Minc) e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com produção do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e do Casarão de Ideias.
A FALM convida a todos os moradores de Itacoatiara e regiões próximas a participarem dessa experiência, que une cultura, arte e reflexão sobre os direitos humanos. Para mais informações sobre a participação da FALM na 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, entre em contato através dos canais de comunicação da fundação.
Confira as datas e horários das exibições dos filmes:
- 03/04, das 14h às 16h: Programa 1 – Raízes (150 min)
- Travessia (Brasil, 2017, 5 min, livre)
- Filha Natural (Brasil, 2018-19, 16 min, livre)
- Nossa mãe era atriz (Brasil, 2022, 26 min, 12 anos)
- Mãri Hi – A Árvore do Sonho (Brasil, 2023, 18 min, livre)
- O que pode um corpo? (Brasil, 2020, 14 min, livre)
- A poeira dos pequenos segredos (Brasil, 2012, 20 min, 14 anos)
- Após as exibições, haverá Roda de Conversa
- 11/04, das 15h às 17h: Programa 4 – Frutos 2 (51 min)
- Tesouro Quilombola (Brasil, 2021, 23 min, livre)
- Mutirão, O Filme (Brasil, 2022, 10 min, livre)
- Cósmica (Brasil, 2022, 7 min, livre)
- O Pato (Brasil, 2022, 11 min, 14 anos)
- Após as exibições, haverá Roda de Conversa
- 19/04, das 19h às 21h: Programa 2 – Sementes (150 min)
- Ribeirinhos do Asfalto (Brasil, 2011, 26 min, livre)
- Adão, Eva e o Fruto Proibido (Brasil, 2021, 20 min, 14 anos)
- Nossos espíritos seguem chegando (Brasil, 2021, 15 min, livre)
- Me farei ouvir (Brasil, 2022, 30 min, 10 anos)
- Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo (Brasil, 2021, 26 min, livre)
- Após as exibições, haverá Roda de Conversa
Fonte: FALM