Evento em Brasília debate cadeias extrativistas 

A iniciativa coordenada pelo CNS busca ampliar o debate para fortalecer as economias da sociobiodiversidade

Entre os dias 31 de agosto e 06 de setembro, em Brasília, acontecerá a Semana da Sociobiodiversidade 2023, na CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Trata-se de um dos mais importantes eventos das cadeias produtivas extrativistas, unindo coletivos de organizações que atuam nos segmentos da borracha, do pirarucu e da castanha-da-amazônia. 

Coordenado pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), tem como objetivo pensar soluções que conciliam o desenvolvimento econômico com a preservação da biodiversidade, buscando valorizar a interdependência entre a conservação dos ecossistemas, a equidade social e a responsabilidade ambiental.

Mais de 170 extrativistas estarão presentes, dentre eles, 30 manejadores do Coletivo do Pirarucu, 100 castanheiros do Coletivo da Castanha, e 40 seringueiros do Coletivo da Borracha, além de 80 convidados externos e apoiadores.

A programação conta com: Sessão Solene em homenagem ao Dia da Amazônia, Audiência Pública sobre Direitos Trabalhistas e Economias da Sociobiodiversidade, Painel sobre o Novo Governo e a Importância das Políticas Socioambientais, entre outras discussões.

Fundado em 1985, o CNS é uma organização nacional que representa trabalhadores agroextrativistas organizados em associações, cooperativas e sindicatos. Foi criado pensando na luta contra a expulsão da terra e a devastação da floresta amazônica. 

(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn