Evento debate intersecção de gênero e desigualdade social

O encontro "Mulheres e mudança social" foi transmitido online e contou com vários representantes do Terceiro Setor

A plataforma HubEP, dedicada à erradicação da pobreza e baseada em colaboração multissetorial, organizou no Rio de Janeiro, um encontro feminino, envolvendo lideranças de organizações do Terceiro Setor. O evento ocorreu  no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, 17 de outubro, abordando a intersecção de gênero e pobreza no contexto brasileiro.

A reunião, denominada “Mulheres e mudança social”, foi transmitida online e amplificou a voz daqueles que trabalham na luta contra as desigualdades sociais. Rita Brandão, diretora do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), moderou o primeiro painel sobre “Gênero, raça e pobreza”, contando com a participação de Vitória Régia da Silva, da Revista Gênero e Número, e Mônica Sacramento, da ONG Criola.

O segundo painel, intitulado “Organizações de mulheres e mudança social”, teve como participantes Amália Fischer, do ELAS+ Doar para Transformar, Lygia Anthero do Sistema B, Daíse Porto da Rede Asta e Dra. Vera Cordeiro, fundadora do Instituto Dara, com a moderação de Maysa Gil do Instituto Jelson da Costa Antunes.

Vera Cordeiro destacou a importância de reconhecer as intersecções de gênero e raça na pobreza brasileira e a urgência de uma ação conjunta de governos e empresas para combater a grande desigualdade social. A reunião também refletiu sobre a natureza da democracia sendo construída pela sociedade e o papel das organizações como solução para problemas sociais.

Lygia Anthero ressaltou o papel crucial do trabalho na redução das desigualdades sociais, apontando a necessidade de compreender as relações entre gênero, raça e pobreza na criação de políticas públicas para o desenvolvimento social.

O Hub para Erradicação da Pobreza – HubEP (hubep.org.br) surgiu de uma iniciativa que une várias organizações sociais, incluindo Ação da Cidadania, Cieds, Gastromotiva, Instituto Dara, IPÊ, Rede Asta, Sistema B e UNIperiferias, focadas em combater a pobreza com propostas e ações integradas. 

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn