O Fundo Brasil de Direitos Humanos lançou o edital Enfrentando o Racismo a Partir da Base, voltado para organizações que atuam no combate ao racismo em todo o país. Serão selecionadas 25 instituições e cada uma receberá um aporte de R$ 50 mil. As inscrições vão até o dia 25 de março. Para saber mais, clique neste link.
Segundo o Fundo, o apoio tem por objetivo o fortalecimento institucional de grupos liderados por ativistas negros, de modo que possam viabilizar estrutura material e condições básicas de atuação nos territórios, garantindo a sustentabilidade de suas atividades pela promoção da justiça racial e defesa de direitos da população negra.
“A partir do diálogo com as organizações do campo, o Fundo Brasil compreende que o momento demanda que a sociedade civil pressione pela efetivação de políticas que visam o avanço da justiça racial e a garantia de direitos para a população negra. O fortalecimento institucional é fundamental para esse processo”, informa.
O apoio financeiro visa proporcionar espaços de formação e articulação entre organizações lideradas por ativistas negros que atuam no combate ao racismo nos seguintes eixos:
- Na defesa dos direitos de mulheres negras e da população negra LGBTQIA+;
- No combate ao genocídio da juventude preta, pobre e periférica;
- Na defesa das comunidades e lideranças quilombolas vítimas de violência;
- Na defesa da liberdade religiosa de casas e terreiros de matriz afro-brasileira em praticar sua fé.
Fonte: Estadão – Bruna Ribeiro, colunista sobre os Direitos da Criança e do Adolescente