Edital Carreiras em Movimento estimula acesso de pessoas negras ao mercado de trabalho

As inscrições vão até o dia 14 de setembro e podem ser realizadas de forma online e gratuita no site do Fundo Baobá

Em uma iniciativa que busca combater as desigualdades raciais e promover a equidade no mercado de trabalho, o Baobá – Fundo para Equidade Racial e o Movimento pela Equidade Racial (Mover) – lançou o edital “Carreiras em Movimento”. O principal objetivo é aumentar o acesso de pessoas negras ao mercado de trabalho, criando um ambiente inclusivo e diversificado.

As inscrições vão até o dia 14 de setembro e podem ser realizadas de forma online e gratuita no site do Fundo Baobá.

Os selecionados terão entre 4 e 8 meses para participar de atividades formativas, com mais 30 dias para apresentar a prestação de contas final. O resultado do processo seletivo será divulgado em 30 de novembro.

O programa busca beneficiar até 664 pessoas negras, que estejam cursando o ensino superior ou já tenham concluído essa etapa. O suporte oferecido inclui o custeio de despesas relacionadas a atividades formativas específicas, como cursos, congressos e eventos, sejam eles virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior.

Também, o programa se dedica a desenvolver e ampliar habilidades socioemocionais e comportamentais, assim como estabelecer conexões e parcerias com potenciais empregadores e outros atores estratégicos.

Critérios de seleção

Pessoas negras com mais de 35 anos, membros da comunidade LGBTQIAP+, populações quilombolas, ribeirinhas e outras comunidades tradicionais, cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas, bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni, migrantes e refugiados africanos ou afrodescendentes residentes no Brasil terão prioridade na seleção.

Além disso, aqueles que nunca receberam auxílio do Fundo Baobá terão destaque, assim como profissionais negros atuantes em áreas como ciências de dados, comunicação, recursos humanos, gestão, administração, logística, marketing, tecnologia e vendas.

Cada participante selecionado receberá um aporte financeiro entre R$ 5 mil e R$10 mil para o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades socioemocionais. Uma adição valiosa é a possibilidade de cadastramento na plataforma de talentos das 49 empresas associadas ao Mover, o que abre portas para oportunidades profissionais enriquecedoras. INSCREVA-SE AQUI!

Fonte: Rede Filantropia

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn