Dia Nacional da Filantropia e as iniciativas que estão fazendo a diferença

A data marca a importância das ações filantrópicas no mundo, principalmente, quando aliadas a campanhas globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Filantropia, instituído desde 2016, com o objetivo de promover a conscientização sobre a temática de uma maneira articulada e global, dando ênfase às contribuições do setor filantrópico no Brasil. Nesta data, algumas iniciativas do Terceiro Setor ganham destaque, como o trabalho das organizações: Inesc, Oxfam Brasil, CEERT e Sistema B.

INESC

O Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) é uma organização não-partidária e sem fins lucrativos que observa o poder público a partir do orçamento e promove seminários e estudos para instrumentar as instituições para uma gestão mais responsável e voltada para a garantia dos direitos humanos. O instituto tem foco no ODS 16: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. 

Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil é uma organização não governamental que atua pela justiça social (erradicação da pobreza e combate à fome), climática, de gênero e de raça, na busca da construção de um Brasil justo, sustentável e solidário que elimine as causas da pobreza e da desigualdade. Com isso, trabalha com alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, respectivamente: 1, 2, 13, 5 e 10.

CEERT

O Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) é uma ONG brasileira, fundada em 1990, que defende os direitos da população negra, em particular da juventude e das mulheres. Tem forte atuação na promoção da igualdade de raça dentro das empresas e em instituições públicas, a partir de acordos, consultorias e aceleração de carreira do profissional negro. Trabalha com o ODS 10, que consiste em reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. Dentro dele, o 10.2: empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

SISTEMA B 

O Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab desde 2012, e responsável pelo engajamento, divulgação e promoção local de todo movimento B em todo país. Com o foco no ODS 12 (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis), tem feito um movimento para que as empresas se tornem melhores para o planeta e para as pessoas, investindo no social e ambiental. Atua também dando consultoria, auxiliando as empresas a fazerem as mudanças de gestão alinhadas com uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa para o mundo.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn