A cerca de três meses e meio do Dia de Doar, algumas organizações do Terceiro Setor já estão se preparando para conseguir chamar a atenção da imprensa sobre as causas que defendem, pois o apoio da mídia é fundamental para gerar a credibilidade necessária na conquista de novas parcerias para suas campanhas. Neste ano, o Dia de Doar – movimento internacional que, no Brasil, é organizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) – acontecerá em 28 de novembro.
DICAS PARA PROMOVER SUA ONG NA IMPRENSA
Identifique ângulos interessantes
Histórias únicas sobre sua organização ou serviços prestados à comunidade atraem a atenção dos jornalistas e do público em geral. Pense em como sua ONG está fazendo a diferença, trabalhando de maneira notável por um mundo mais justo e sustentável.
Crie um press release bem estruturado
Escreva um release (comunicado para a imprensa) atrativo, claro e informativo, destacando as mensagens-chave sobre sua organização. Inclua informações relevantes, como dados estatísticos, que demonstrem o impacto do seu trabalho por meio de campanhas importantes, exemplos de atividades e principais transformações alcançadas.
Pense em um porta-voz para a campanha
Além de preparar o material que será distribuído para a imprensa, é importante pensar em um porta-voz que pode ser entrevistado pelos jornalistas, pensando na oportunidade de ampliar a exposição da sua marca. Treinar para conceder uma eventual entrevista e manter sua agenda disponível para a data, por exemplo, evita problemas.
Tenha um pitch personalizado
Ao contactar os jornalistas, saiba contar sua história de forma personalizada, isto é, de acordo com o interesse e a abordagem editorial dos veículos. Para emissoras de TV, diga que você tem imagens bonitas sobre o seu trabalho. Para portais de notícias sobre a população LGBT+, comece o pitch informando sua preocupação com relação à diversidade, por exemplo. Cada veículo de comunicação tem um jeito diferente de encaixar sua história no dia Dia de Doar.
Reúna as matérias veiculadas
Se você conseguiu que os jornalistas publicassem histórias sobre sua ONG, não esqueça de reunir todas essas reportagens em um documento chamado “clipping”. Esse relatório é fundamental para mostrar que a campanha do Dia de Doar da sua ONG foi bem-sucedida.
Sobre o Dia de Doar – A data é inspirada no Giving Tuesday, que acontece sempre às terças-feiras após o Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos. Essa celebração ajuda a incentivar globalmente a sociedade, para que ajude pessoas e organizações, num ato de filantropia.
A ABCR é uma organização sem fins lucrativos que reúne captadores e mobilizadores de recursos, com o objetivo principal de estabelecer uma ampla rede nacional de profissionais dessa área, estabelecendo condições para o intercâmbio técnico, a troca de experiências e o desenvolvimento humano.