Nesta terça-feira (26) foi lançada oficialmente a campanha do Dia de Doar 2023, no canal do Youtube do movimento, que acontecerá em 28 de novembro. Durante o webinar, foram apresentadas as novas ferramentas de comunicação da campanha, como o Formulário de Mapeamento e Dados, e planejamento de redes sociais para 30 dias de mídia nas redes sociais. Conduziram a apresentação, a líder do Dia de Doar no Brasil, Carolina Farias, e o diretor executivo da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), Fernando Nogueira.
Segundo Carolina Farias, “a novidade, para este ano, é que estaremos bem preparados no que diz respeito à comunicação. Desta vez, nosso movimento apresenta às organizações um planejamento de marketing digital completo e gratuito, para que todas possam usar suas redes sociais com qualidade e de modo mais eficiente na busca por doações. E esse material vai servir não apenas para o Dia de Doar, como também para outros períodos do ano”.
Também foi divulgado em primeira mão o Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, iniciativa que busca colocar o poder nas mãos da comunidade com o objetivo de criar impacto real e duradouro. Segundo o próprio edital, as campanhas comunitárias são movimentos locais que beneficiam organizações e causas locais, que podem ser lideradas por pessoas físicas, organizações sem fins lucrativos ou empresas.
O apoio será de R$40 mil às campanhas, sendo que R$1.000 serão destinados para até 30 campanhas comunitárias. De acordo com Carolina Farias, o Dia de Doar dobrou o apoio que tinha no ano passado – em 2022, eram R$500 e este ano serão R$1.000.
O Dia de Doar é uma data que busca mobilizar milhares de organizações sociais em todo o Brasil. É inspirado no Giving Tuesday, criado em 2012 por iniciativa de uma organização chamada 92Y, em Nova York, nos EUA. Em 2013, veio para o Brasil e, este ano, será comemorado o décimo Dia de Doar.
(Por Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)