Cidades brasileiras celebram o Dia do Esporte para o Desenvolvimento com atividades esportivas gratuitas

Os mais de 750 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos, esperam promover atividades para mais de 5 mil pessoas de todas as idades

Atividades físicas, esportivas e de lazer gratuitas marcam a celebração do Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz em 25 cidades brasileiras. 

Com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a iniciativa da Rede Esporte pela Mudança Social será realizada neste sábado (6), quando é assinalada a data internacional, e no decorrer desta semana. 

8ª edição do evento “Esporte na Rua”, promovida pela Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), convida a população a participar de atividades físicas, esportivas e brincadeiras ativas em espaços públicos. O PNUD, parceiro da REMS, apoia a iniciativa todos os anos, que também conta com a participação de diversas instituições e ONGs reconhecidas. 

Os eventos, gratuitos e abertos ao público, ocorrem em pontos espalhados por quatro regiões e nove estados brasileiros. Além de atividades para crianças e jovens, os adultos e idosos também terão oportunidades para se movimentar e divertir. Os mais de 750 voluntários, entre educadores, líderes comunitários, assistentes sociais, atletas e educandos, esperam promover atividades para mais de 5 mil pessoas de todas as idades.

“Nos últimos tempos, temos observado muitas guerras e conflitos em diversos lugares do mundo. As pessoas precisam de espaços seguros, públicos, para se encontrar, divertir e praticar atividades com qualidade. Acreditamos que a paz começa em cada indivíduo, e podemos colaborar para isso”, explica o presidente do Conselho Deliberativo da REMS, Luiz Fernando Nascimento. 

“Este dia é muito importante para trazer luz ao trabalho incrível que tantas organizações espalhadas pelo Brasil realizam. Juntas, mostram o poder de transformação social que o esporte carrega”, complementa o diretor executivo da REMS, William Boudakian. 

“O esporte é um direito e, portanto, deve ser acessado por todas e todos. Ocupamos os espaços públicos por todo o país chamando a atenção para este fato”, finaliza a diretora da REMS Ana Carrança.

Confira a programação completa com a descrição das atividades propostas, cidades participantes, datas e endereços neste link e participe. Utilize os filtros para ver os eventos em seu estado e cidade. Estão previstas atividades em conjunto e individuais.

Sobre a REMS

A Rede Esporte pela Mudança Social (REMS), parceira da Nike, Laureus e do PNUD, tem o apoio da B3. Reúne hoje 99 organizações que adotam o esporte como fator de desenvolvimento humano. Juntas, essas organizações foram responsáveis pelo atendimento de mais de 190 mil pessoas em 2022, em 20 estados + Distrito Federal. 

A REMS foi fundada simultaneamente no Brasil e na África do Sul em 2007 por um grupo de organizações da sociedade civil com apoio da Nike e do PNUD. A iniciativa inspirou a criação de redes semelhantes no Reino Unido e na Argentina. 

A REMS traz visibilidade ao trabalho das organizações, demonstrando o impacto social e o poder transformador do esporte, que inspira pessoas, instituições e governos para a promoção da saúde, do desenvolvimento humano, da ética e da cidadania.

Para saber mais, visite a página da REMS: https://rems.org.br/ .

Fonte: Nações Unidas Brasil

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn