A Campanha “Resolve esse B.O.“, promovida pela All Out em parceria com a Ben & Jerry’s, teve como objetivo lançar um abaixo assinado online para reivindicar uma solução aos entraves que impedem a qualificação do crime de LGBTfobia no Brasil, exigindo que todas as Secretarias de Segurança mencionassem essa tipificação nos Boletins de Ocorrência.
A divulgação na assessoria de imprensa se deu de maneira estratégica, conquistando, principalmente, espaços nos veículos de alcance nacional, como O GLOBO, REVISTA VEJA, UOL, CARTA CAPITAL e VALOR ECONÔMICO.
Nós conseguimos alguns exemplos de vítimas de LGBTfobia que haviam tido dificuldade de classificar o crime sofrido da maneira correta, pela falta de uma opção do B.O que contemplasse essa ocorrência.
Achar “personagens” em tempo recorde para a imprensa poder entrevistá-los, somado ao modo didático como explicamos a situação no texto do release, foram fundamentais para o sucesso dessa divulgação na mídia.
Em 2022, o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos) produziu um relatório sobre a situação da Funai, sob a gestão de um militar no governo Bolsonaro. O documento trazia uma análise qualitativa da situação, relatando casos de ilegalidades na política de (não) demarcação de territórios indígenas, redução de recursos, militarização e opressão dentro do órgão.
É sabido que a imprensa brasileira prefere relatórios com números e estatísticas para não correr o risco de denunciar um fato eventualmente isolado. Por isso, o estudo do Inesc não teria alcançado tanta repercussão, se não fosse a estratégia adotada pela Pauta Social:
– antecipamos o lançamento do documento, em virtude do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips;
– o relatório rapidamente foi chamado de “dossiê”;
– incentivamos entrevistas “em off” para contar os seus relatos aos jornalistas;
– trabalhamos 24 horas X 7 dias para atender todos os pedidos de entrevista.
Naquele ano, o Inesc atingiu a marca de 3.500 menções do seu nome em veículos da imprensa, muitos deles sendo portais de notícias internacionais.
Mais do que visibilidade, a mídia ajudou o Inesc a mostrar o quão relevante é a sua atuação para o Brasil.
De dezembro a fevereiro de 2023, trabalhamos pautas de acessibilidade, com foco na programação do Sesc SP voltada a pessoas com e sem deficiência, além de ações de promoção à cidadania.
Como sempre, a divulgação ocorreu de maneira estratégica, pois dividimos o nosso mailing de jornalistas em categorias específicas. Para cada grupo, elaboramos um release diferente.
Revistas que abordam agenda cultural receberam a pauta com o enfoque do entretenimento. Para os sites de programação infantil, reservamos as atrações voltadas a esse público. Aos veículos de esportes, sugerimos atividades praticadas por pessoas com deficiência. E assim foi, num total de dez textos diferentes, derivados de um release principal.
A semana de acessibilidade do Sesc SP rendeu 62 notícias em diferentes veículos, sendo 25 deles em mídias de grande ou média audiência, como é o caso do G1, SPTV e Bom Dia SP.