Campanha Doação de Amor da ACEC entra no 3º ano para arrecadar mais cabelos para a confecção de perucas

A Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) já entregou aproximadamente 150 perucas confeccionadas em parceria com a ONG Casa Rosa Beleza do Bem

A Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) entra no terceiro ano de sua campanha “Doação de Amor”, fazendo um chamamento para que os salões de beleza e os clientes doem os cabelos cortados para a confecção de novas perucas. A ação ganha um novo capítulo em 2024, por ocasião da segunda edição do “Outlet Feira Regional da Beleza”, que acontece entre os dias 21 e 23 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. Durante esses três dias, a ACEC estará recebendo no seu stand mechas de cabelos para posterior confecção de novas perucas. 

O sorriso estampado no rosto é a primeira reação de quem se olha no espelho com um novo cabelo, após ficar careca durante o tratamento de quimioterapia. Consciente do seu papel social, a Associação dos Cabeleireiros do Estado do Ceará (ACEC) já entregou aproximadamente 150 perucas confeccionadas em parceria com a ONG Casa Rosa Beleza do Bem (SP) por meio da campanha “Doação de Amor”. 

A iniciativa foi expandida durante a 30ª Feira Regional da Beleza, em 2022, e entra no terceiro ano buscando conscientizar a população e os salões de beleza para unir forças e beneficiar mais mulheres com câncer. E neste segundo mês do ano, em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer (04/02) e também o Fevereiro Laranja, uma remessa com 10 novas perucas está chegando na sede da ACEC. 

Aos 40 anos, Patrícia Lima Neves comemora hoje a cura da doença. Foram sete diagnósticos de Leucemia Mieloide Crônica (LMC) desde 2014, mas somente no ano passado ela recorreu ao uso da peruca, doada pela associação. Esse tipo de câncer de células do sangue é raro e de progressão lenta, que começa na medula óssea, por isso a importância em dedicar um mês inteiro (Fevereiro Laranja) para que mais pessoas façam exames periódicos e possam receber um diagnóstico precoce, além de incentivar a doação de medula óssea. “Após uma hemorragia em junho do ano passado, eu precisei iniciar um novo tratamento de quimioterapia e vi meus cabelos caírem novamente. A grande alegria é que nesse novo ciclo eu podia usar a peruca, mudar de cor e até de corte”, conta Patrícia.

A ACEC não condiciona a devolução da peruca para fazer a doação, mas todas as pessoas que recebem sabem a importância de levar a autoestima para quem está em tratamento. Patrícia, por exemplo, disse que seu cabelo começou a crescer. “Ainda está bem curtinho, tipo Joãzinho, e por isso ainda estou usando a peruca. E eu pretendo devolver para a associação assim que o meu cabelo ficar mais comprido”. Mesmo com a alta médica e, desta vez, curada 100%, a administradora que virou empreendedora por força da sua condição de saúde, disse que o acompanhamento nas consultas é semanal e que ficará em observação por cinco anos. “Eu venci e estarei sempre na torcida para que muitas mulheres também vençam e resgatem a sua autoestima. Eu faço até trança na minha peruca”, comemora.

Para o presidente da ACEC, Gurgel do Amaral, é possível que esse ato de solidariedade seja muito maior do que é hoje, bastando para isso que todos se conscientizem de que é possível e tangível fazer a diferença na vida das pessoas que estão em tratamento do câncer. “O cabelo cresce e, ao ir no salão de beleza, não custa nada manifestar a vontade de doar os fios. O profissional também pode incentivar e, desta forma, fazer o corte corretamente para que novas perucas possam ser confeccionadas”. Outra possibilidade é ir diretamente à sede da ACEC, no Centro de Fortaleza, onde o corte para doação é gratuito. O atendimento acontece sempre na segunda-feira, das 10 às 14 horas, e conta com três profissionais.

“O mais importante é contribuir com a autoestima dessas mulheres, pois sabemos que o cabelo é também uma forma de expressar a personalidade, identidade e momento da vida de uma pessoa”, ressalta Gurgel.

(Assessoria de Imprensa)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn