As Redes Nacionais de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes convidam as organizações não governamentais a aderirem à Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2024. Seguindo o mote de 2023, desta vez, o slogan ficou: “Pule, brinque e cuide. Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”. A partir do download gratuito de materiais, as ONGs poderão customizar as peças com sua logomarca e contribuir com a transmissão das mensagens do movimento “Faça Bonito”
As mensagens da campanha abordam, principalmente, o enfrentamento à violência sexual, com ênfase na exploração sexual de crianças e adolescentes e o combate ao trabalho infantil neste período de festas em todo o País.
Suas peças (banners, cartões, avatar e cards para redes sociais, por exemplo) apresentam orientações e alertas sobre a prevenção e fiscalização da venda e uso de álcool por crianças e adolescentes; o estímulo à identificação e notificação do desaparecimento de crianças de forma rápida; e ainda o chamamento pela vacinação de crianças para curtirem a folia de forma segura e protegida.
Os materiais da campanha estão disponíveis no site da Ação Nacional “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” – campanha permanente de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, para ampla utilização e divulgação pelos parceiros interessados em contribuir com a campanha.
Ao presenciar qualquer violação de direitos de crianças e adolescentes, denuncie:
– Disque 100 ou disque denúncia local;
– Conselho tutelar;
– Polícia Civil e delegacias especializadas;
– Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.
Campanha Faça Bonito
A Campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e, portanto, anualmente tem seu período de mobilização massivo iniciado em abril e terminando em maio.
Para outras informações, acesse: https://www.facabonito.org/carnaval.
(Rafaela Eid, da Agência Pauta Social)