Com o apoio da ONG Nada é Impossível – Transformando Jovens em Líderes Globais, os estudantes Ariadne Vitória Paulino Ale (13 anos) e Davi Rocha de Carvalho (12 anos) irão participar, ao lado de outros quatro alunos brasileiros, da conferência Altitude Model United Nations 2024 (AMUN).
Programado para os dias 22 e 23 de março, o encontro é coordenado pela empresa de gestão educacional Altitude for Leadership, em parceria com a Georgetown International Relations Association (GIRA), e será realizado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, oferecendo aos participantes atividades que simulam comitês da organização.
Atuando como “diplomatas”, nesta edição os alunos vão debater o papel da inteligência artificial para resolver a questão da fome no mundo até chegarem a uma resolução do problema. Ao todo, 250 estudantes de dez países participam do evento.
Para Andrea Nascimento Mimassi, diretora da Nada é Impossível e mãe dos estudantes Georges Mimassi (17 anos) e Pedro Mimassi (16 anos), idealizadores da ONG, essa é uma oportunidade única para os jovens brasileiros desenvolverem habilidades de líderes do futuro.
“É um orgulho imenso para nós viabilizar a participação da Ariadne e do Davi na conferência Altitude Model United Nations. Nosso objetivo como ONG é diminuir as desvantagens dos alunos economicamente desfavorecidos, que apresentam um excelente desempenho escolar e acadêmico, e só não viajam para as competições porque a renda familiar não permite. Ambos são alunos muito inteligentes e dedicados e só precisavam de uma oportunidade incrível como esta para aprimorarem ainda mais suas habilidades. Certamente os debates de educação experiencial que eles vão participar em Nova York serão fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional”, comenta Andrea.
Processo de seleção
Desde agosto de 2023, a ONG Nada é Impossível promove todos os sábados encontros com 15 alunos de escolas públicas e bolsistas de escolas particulares da capital paulista. Durante as aulas, totalmente em inglês, os estudantes participam de simulações de debates, assim como ocorre na ONU. Os idealizadores da ONG, Georges e Pedro Mimassi, são os mentores da turma.
A estudante Ariadne Vitória Paulino Ale conta com uma bolsa parcial no Colégio Objetivo do bairro Monte Kemel, onde cursa o 9º ano. A jovem fez parte de um projeto social oferecido pela GRADED – THE AMERICAN SCHOOL OF SÃO PAULO, o Outreach Program, onde aprendeu inglês. Pelo seu ótimo desempenho com o idioma, foi indicada pela coordenadora do programa de bolsas de estudo da escola graduada, Fabíola Oliveira, para participar dos encontros semanais oferecidos pela Nada é Impossível.
Já Davi Rocha de Carvalho é estudante do 7º ano na escola pública EE Etelvina de Goes Marcucci, localizada próxima à comunidade de Paraisópolis, além de ser aluno do Outreach Program, o programa social da GRADED – THE AMERICAN SCHOOL OF SÃO PAULO. Assim como Ariadne, o menino também foi indicado pela coordenadora do programa de bolsas de estudo da escola graduada para os encontros semanais da ONG.
Devido à ótima performance de ambos nos debates, eles foram selecionados para a Conferência Altitude Model United Nations 2024. Esta é a primeira vez que os jovens viajam para o exterior.
“Estou muito feliz e grata pela oportunidade de participação na conferência. Esta será uma oportunidade única para conhecer estudantes de diversas partes do mundo e colocar em prática todo o aprendizado adquirido nos últimos anos”, declara Ariadne Vitória Paulino Ale.
“Minhas expectativas para a conferência são altas. Espero me sair bem em todos os debates, além de adquirir experiência e poder retribuir a confiança que a ONG Nada é Impossível está depositando em mim. Estou ansioso para viver esse momento!”, comemora o jovem Davi Rocha de Carvalho.
Os custos para emissão de passaporte e visto americano, além de alimentação e estadia em Nova York de Ariadne e Davi, foram financiados pela Nada é Impossível, associação civil de direito privado e sem fins lucrativos que tem por finalidade promover o desenvolvimento educacional e cultural dos membros proporcionando uma verdadeira transformação social.
Categorias de avaliação
Ao final dos debates da Altitude Model United Nations 2024, os alunos serão avaliados individualmente por um time de profissionais de faculdades internacionais que trabalham em conjunto com a Altitude for Leadership.
O vencedor (ou o grupo vencedor) de cada categoria receberá um certificado. As categorias são:
- Prêmio Melhor Delegação (delegação escolar que demonstrar excelência na representação e atuação no congresso);
- Prêmio Secretário-Geral (aos delegados considerados superiores em todas as áreas em uma única comissão;
- Prêmio Diplomacia: aos delegados merecedores de menção honrosa pelo desempenho diplomático;
- Prêmio Position Paper: aos delegados que compuseram o melhor posicionamento em cada comitê;
- Prêmio Melhoria: aos delegados que demonstrarem uma melhoria significativa em ambos os dias da conferência.
“A Altitude Model United Nations (AMUN) representa um ponto de referência no aprendizado experiencial, cultivando habilidades inestimáveis essenciais para os líderes do futuro, como negociação, oratória e diplomacia. Ao unir o AMUN com imersão educacional e cultural em Nova York, ampliamos seu impacto, oferecendo aos delegados uma oportunidade única de interagir com perspectivas e culturas diversas. Essa sinergia entre crescimento intelectual e enriquecimento cultural promete uma experiência memorável, moldando líderes com visão global prontos para enfrentar os desafios do amanhã”, reforça Ralph Ghostine, Gerente dos Programas da Altitude for Leadership.
Sobre a ONG Nada É Impossível
Fundada em maio de 2023 e sediada no bairro Vila Olímpia, em São Paulo – SP, a entidade Nada é Impossível é uma associação civil de direito privado sem fins lucrativos e que tem por finalidade promover o desenvolvimento educacional e cultural dos membros, proporcionando uma transformação social.
(Assessoria de Imprensa)