O Bem da Madrugada, um projeto sem vínculo político ou religioso, tem se destacado no auxílio à população em situação de rua desde o ano 2000, quando foi criado em São Paulo com a missão de distribuir kits de higiene, alimentos, bebidas, cobertores e, acima de tudo, afeto, às segundas-feiras depois das 23h. A iniciativa ganhou força e hoje conta com mais de mil voluntários espalhados pelos estados do Brasil, unindo esforços para ajudar quem mais precisa.
Na quinta, 20 de julho, a ONG Bem da Madrugada promove um mutirão de saúde voluntário em diversos pontos de São Paulo, reunindo profissionais de diferentes áreas para cuidar da saúde dos desabrigados e seus animais de estimação. Médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas e veterinários oferecerão atendimento humanizado, diagnóstico, medicação e conscientização sobre prevenção de doenças. Além disso, os voluntários vão distribuir lanches e bebidas quentes para aquecer as pessoas nas noites frias.
A ação do grupo abrangerá os principais pontos de concentração de moradores de rua nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da capital paulista, contando com mais de 200 voluntários e o apoio de subprojetos criados pela própria ONG. Entre eles, destacam-se o “Médicos nas Ruas”, que promove atendimento médico e medicação, o “Psicólogos nas Ruas”, que oferece escuta ativa e apoio psicológico, e o “Veterinário nas Ruas”, que presta atendimento médico gratuito aos animais de estimação dos desabrigados.
Além desse mutirão de saúde, a ONG Bem da Madrugada também realizou, no dia 17 de julho, o “Dia da Beleza” na estação Marechal Deodoro do metrô, oferecendo cortes de cabelo, penteados, design de sobrancelhas e manicure feitos por profissionais voluntários. A ação também ofereceu atendimento jurídico com advogados e estudantes de direito, além de música ao vivo para animar o ambiente. “O projeto está sempre em busca de tornar a vida dos desabrigados um pouco melhor, a gente trabalha sempre com a intenção de ajudar e mudar a realidade dessas pessoas”, explica Priscila Rodrigues, presidente da ONG.
A união de esforços entre voluntários e os projetos criados tem sido fundamental para atender às necessidades e proporcionar dignidade e acolhimento para aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas de São Paulo. A ONG Bem da Madrugada e seus voluntários buscam agir na construção de alianças progressistas e enfrentam desafios, transformando a realidade de milhares de pessoas em situação de rua.
Site: https://www.bemdamadrugada.org/
(Agência Pauta Social)