Sete em cada dez brasileiros, ou cerca de 116 milhões de pessoas, acham que é papel das marcas e das empresas apoiar a diversidade. O dado faz parte da pesquisa Iniciativas Empresariais de Diversidade: a Visão dos Consumidores, encomendada pela B3, a bolsa do Brasil, ao Instituto Locomotiva/iO Diversidade.
O levantamento, de abrangência nacional, esquadrinhou a percepção da população sobre o tema e forneceu subsídios para a elaboração do guia Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão, também lançado pela B3, com o objetivo de compartilhar boas práticas e apoiar as empresas a construírem as suas próprias estratégias de diversidade, equidade e inclusão.
A adesão à ideia de que é papel das marcas e das empresas apoiar a diversidade sobe para 84% entre os entrevistados que ocupam cargos de liderança – atores cruciais para o avanço dessa agenda no ambiente corporativo. Para 91% dos respondentes da amostra total, as empresas deveriam apoiar pelo menos uma das pautas específicas a seguir: pessoas com deficiência, etnia/raça, geracional, mulheres e pessoas LGBTQIA+. Porém, somente 42% acham que marcas e empresas estão comprometidas com a diversidade de forma geral.
“Os dados revelam que há um descompasso entre o que o público espera das empresas e o que efetivamente se observa em relação à diversidade”, diz Manuela Alves, superintendente de Pessoas da B3. “Disseminar conhecimento e apoiar a jornada de outras companhias são parte do papel da B3 como indutora dessa pauta no mercado. A iniciativa do guia ‘Investimos em DE&I’, que lançamos em maio, e a realização dessa pesquisa é, justamente, dar urgência e oferecer subsídios que auxiliem as corporações na construção de sua trilha da diversidade, que é um valor estratégico para o negócio e cada vez mais demandado pela sociedade.”
De fato, a pesquisa mostra que 81% dos entrevistados estão dispostos a dar preferência a marcas que apoiem a diversidade e 27% dizem que pagariam mais por elas. A promoção da diversidade no ambiente de trabalho também se mostra fundamental não apenas para atrair talentos, mas para mantê-los: 65% dos entrevistados afirmam que ações de apoio à diversidade por parte da empresa são determinantes na decisão de permanecer no emprego ou aceitar convites.
Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, a postura em relação à diversidade tem-se tornado um fator cada vez mais relevante na escolha de marcas e empresas pelos consumidores brasileiros. “Os resultados do estudo mostram que a maioria dos brasileiros está atenta a esse aspecto, reforçando a importância de que as empresas se engajem nessa causa. Além disso, um quarto dos entrevistados se mostra disposto a pagar mais por marcas que apoiam a diversidade, o que evidencia a oportunidade estratégica para as empresas que investem em políticas e práticas que promovam a diversidade. Portanto, além de ser uma questão de justiça social, a diversidade também pode ser uma vantagem competitiva para as empresas que desejam se destacar no mercado.”
A coleta de dados para a pesquisa foi feita entre 13 e 27 de janeiro de 2023, envolvendo no total 1.757 entrevistas, com homens e mulheres, a partir dos 18 anos, de todas as classes sociais. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais.
Para acessar a pesquisa na íntegra:
Compreensão sobre o tema diversidade
Papel das marcas em relação à diversidade
Demandas de diversidade para empresa empregadora
Fonte: B3