5 Tendências do Marketing Digital para 2024

*Amanda Riesemberg

2024 chegou e com ele a busca por tendências que irão direcionar o ano. Por aqui já mostramos quais serão as Tendências para o Terceiro Setor, e hoje, queremos falar sobre o que vai estar em alta nos próximos meses no mundo do Marketing Digital.

Vivenciamos transformações em alta velocidade, e a todo momento surgem ferramentas e tecnologias que moldam e criam novas formas de relacionamento.

E o que seria o Marketing senão uma grande estratégia de relacionamento? 

Independente do seu foco, seja em vendas ou captação, se atentar às novas tendências é uma forma de se adaptar às mudanças, gerando um cenário de segurança e prevenção de risco, além de resultados positivos. Esteja à frente do seu setor ou mercado, pesquise sempre novas formas de entregar o melhor para seu público.

A jornada em busca de soluções inovadoras e motivações é o que faz o Marketing ter seu verdadeiro valor. Para isso, novas estratégias são delineadas a cada ano. 

Confira agora 5 tendências do marketing para 2024! 

1. Automação e uso de IA seguem em alta

A automação já é uma recomendação dos últimos anos, mas segue firme em 2024, graças ao uso cada vez mais avançado da IA neste processo. Agora também há uma demanda por humanização! Afinal, seu público quer se relacionar de forma rápida e dinâmica, mas nunca mecânica. Por isso, aproveite a IA como ferramenta de automação e melhoria em processos, mas lembre-se que nada substitui o calor e a entrega humana.

Ao utilizar a automação como ferramenta, empresas e organizações aumentam a eficiência e a efetividade de suas ações e campanhas e geram uma eficiência operacional, reduzindo tarefas repetitivas, liberando tempo para que as equipes de atendimento, sucesso do cliente e marketing foquem em estratégias e entregas de valor.

A Forbes revisitou alguns dados sobre marketing e uso de Inteligência artificial. Em uma pesquisa realizada pela IBM, foi levantado que, até 2024, 32% das marcas vão utilizar a IA para entender os sentimentos e percepções dos seus clientes, o que ocasionará uma expansão no volume de vendas de 50%.

Dessa forma temos aqui uma dupla infalível, pois a automação aliada a inteligência artificial proporciona uma segmentação em escala, criando experiências personalizadas. Outra vantagem é a centralização de informações, além da capacidade de mensuração, através da coleta de dados consistentes para análises de comportamento performance.

2. Conteúdo que inspira: atraia através de DMs

Sabia que grande parte do tráfego direto, aquele que o Google Analytics não consegue parametrizar, provém do direct das redes sociais, como o Instagram? Pois é isso mesmo. Também é crescente a tendência de compartilhamento de conteúdos por meio de DMs, e do consumo e engajamento via stories.

Por isso invista em conteúdos inspiracionais e de entretenimento. Compartilhe curiosidades, descobertas e dicas por meio de carrosséis e stories atrativos. Se você tem um produto não deixe de fazer o famoso preview!

Ok, mas como fazer tudo isso? Através de diversos canais de transmissão, principalmente a DM das redes sociais. Utilize também ferramentas como chatbots e e-mail marketing. Ah, e se atente ao alcance dos seus canais e ao número de mensagens em sua DM, que servirão como métricas importantes e indicadores de sucesso.

3. Consciência é uma tendência

Tenha a certeza de algo fundamental: seu público, seja ele composto por clientes, apoiadores ou simplesmente seguidores, está cada vez mais conectado a questões sociais e ambientais, elevando suas expectativas em relação às marcas e empresas com as quais escolhem se envolver. Sensíveis a esses fatores, atualmente as pessoas buscam transparência, responsabilidade e autenticidade. Abaixo, apresentamos algumas tendências relacionadas a este importante tema:

O Impacto ESG nas Decisões 

A sigla ESG (Environmental, Social, and Governance) nunca foi tão relevante para o mercado. As questões de sustentabilidade, práticas sociais justas e governança corporativa tornaram-se critérios decisivos no momento da compra. Marcas que adotam e comunicam, de forma eficaz, suas políticas ESG estão à frente, criando um vínculo de confiança e preferência com o consumidor.

Diversidade e Inclusão Como Pilares

Diversidade e inclusão transformaram-se em pilares fundamentais para empresas que desejam se manter relevantes. O comprometimento com a representatividade em campanhas de marketing e o esforço para construir equipes diversificadas são aspectos observados e valorizados pelo público. A atenção a esses detalhes está diretamente ligada à percepção de marca e sua aceitação no mercado.

A Responsabilidade Social Como Diferencial

Em 2024, a responsabilidade social é um diferencial competitivo. Organizações que trabalham em prol da comunidade ou que são movidas por causas sociais ganham destaque. Os consumidores esperam que as empresas não apenas geram lucro, mas que também desempenhem um papel ativo na melhoria dos contextos nos quais estão inseridas.

Investir em estratégias de marketing que abracem esses valores e comuniquem sobre eles de forma genuína é crucial. 

4. Quanto valem os seus dados?

Não há nada mais valioso nos dias atuais do que a sua informação. Isso mesmo! Aquela ficha de cadastro em que você gentilmente pede (ou oferece) dados como nome, email e afins são verdadeiros tesouros. No entanto, é essencial saber aproveitar esses dados de forma estratégica.

A utilização de big data e análise de dados assertiva não é uma novidade, mas a evolução desse recurso certamente é uma tendência crucial para o Marketing em 2024. Ao ter acesso a vastas quantidades de dados, as marcas podem aprimorar suas estratégias e oferecer experiências altamente personalizadas.

A cada dia, a exigência por planos e ações embasados em dados concretos aumenta. O uso analítico permite que as empresas e organizações tomem decisões mais inteligentes e reduzam riscos. Estratégias de marketing podem ser otimizadas em tempo real, trazendo um retorno sobre investimento significativamente maior e gerando soluções estratégicas e únicas para cada público.

5. Grupos e comunidades

Participar de algum grupo ou comunidade gera a sensação de pertencimento às pessoas, e sua empresa ou organização pode se beneficiar disso. São estes os espaços onde o público pode interagir não apenas com a marca ou causa em si, mas também com outras pessoas. Este sentido de acolhimento fortalece a identidade e fomenta a lealdade do público, que se sente parte de um grupo com valores e interesses compartilhados.

Uma pesquisa feita pela HubSpot, apontou que 1 em cada 5 usuários de mídia social se juntou ou participou de uma comunidade online nos últimos meses.

Ao criar grupos e comunidades é possível gerar um relacionamento nutrido com informações e novidades, um conteúdo feito sob curadoria especializada é capaz de promover produtos, serviços ou causas.

Aproveite as plataformas que possibilitam essa estratégia como o WhatsApp e o Telegram. Em 2024, marcas e organizações líderes serão aquelas capazes de cultivar comunidades ativas e engajadas.

Entendemos a força dessa tendência e incentivamos a criação de comunidades como uma estratégia de Marketing, por isso, a BC criou seu próprio grupo de novidades. Ah, aproveite e entre nele você também, lá você fica por dentro de tudo que rola no universo do marketing e do terceiro setor.

As tendências não param por aqui!

Todas as estratégias de marketing para 2024 que mencionamos refletem um cenário dinâmico e orientado para a inovação, onde a adaptação às mudanças é crucial para o sucesso. Essas são algumas das tendências para este ano, por isso deixamos aqui uma dica válida em qualquer período: pesquise sempre!

Saiba como conhecer cada vez mais seu público, busque entender o mercado em que se insere e se atente e as novidades que podem impulsionar sua empresa, projeto ou organização. 

Aqui na BC Marketing, conhecemos e aplicamos essas tendências em nossos projetos, incentivando uma abordagem inovadora e socialmente consciente no universo do marketing para o terceiro setor. 

Junte-se a nós nessa jornada de transformação e conexão em 2024! 

Precisando de ajuda, entre em contato.

* Amanda Riesemberg é diretora-executiva da BC Marketing.

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