A relação entre as assessorias de imprensa e os jornalistas é fundamental para obtenção de uma boa cobertura jornalística para a notícia que se busca visibilidade. Pensando nisso, reunimos 5 dicas que ajudarão a melhorar esse relacionamento, tornando o fluxo de trabalho mais fluido e assertivo.
1. Atualize o mailing
A rotatividade nas redações é um fator crítico para um mailing de imprensa. Os repórteres e editores mudam de função com certa frequência, ou seja, é preciso sempre estar de olho para manter o mailing atualizado.
Registrar e verificar regularmente novas informações relevantes sobre cada jornalista, incluindo nome, veículo, função, endereço de e-mail, número de telefone e preferências de cobertura são indispensáveis.
2. Construa relações de confiança
A comunicação com os jornalistas é uma peça fundamental no quebra-cabeças da assessoria de imprensa. Construir relações de confiança, baseadas em uma comunicação aberta e transparente com os jornalistas, considerando prazos, entrega de informações e fontes, pode auxiliar o trabalho de ambos.
Além disso, sempre ser verdadeiro sobre as informações que você fornece é imprescindível, já que ajudará na construção da confiança entre as agências e os jornalistas. As meias verdades ou, até mesmo, as omissões, quando descobertas, abalam qualquer tipo de relacionamento.
3. Forneça recursos valiosos
É importante ter sempre uma carta na manga, um diferencial. Por isso, além de comunicados à imprensa, ofereça recursos adicionais, como infográficos, imagens de alta qualidade e entrevistas com porta-vozes.
O assessor deve estar preparado para responder a perguntas adicionais e fornecer informações de apoio quando solicitadas. Isso mostra que, além de ter sempre mais do que o fundamental, está sempre à disposição dos jornalistas.
4. Facilite o acompanhamento e o feedback
Estar disponível para feedback construtivo e críticas dos jornalistas é essencial, pois mostra que a assessoria está sempre em busca de melhorar a sua comunicação. Depois, tudo que foi dito será usado para aprimorar seus serviços.
Quanto ao acompanhamento, seja presente. Mesmo que não tenha uma pauta ativa, puxe assunto, compartilhe sua rotina e pergunte se o jornalista precisa de algo. Invista em um relacionamento cada vez mais íntimo.
5. Melhore o follow-up
Criar um cronograma claro para o follow-up, levando em consideração os prazos e as preferências dos jornalistas, é sempre muito importante, pois ajuda a manter um acompanhamento consistente.
Utilizar vários canais de comunicação, como e-mails, ligações, mensagens no Whatsapp e em outras redes sociais, com mensagens personalizadas, aumenta a probabilidade das informações alcançarem os jornalistas e eles se interessarem pelas histórias que são relevantes para eles e para o público deles.