2026: o novo ano do voluntariado

*Por Roberto Ravagnani

Olha que notícia boa para todos os interessados no assunto voluntariado: A ONU aprovou, em 18 de dezembro de 2023, a resolução adotada pela Assembleia Geral que diz que 2026 será o Ano Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Sustentável, atrelado à agenda 2030 (ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Mas o que há de importante nesta resolução?

É que pelos próximos 3 anos teremos como uma das pautas principais o voluntariado. Isso tem uma importância ímpar visto que é o segundo ano internacional, sendo o primeiro em 2001 e o próximo em 2026.

No mesmo documento, ficou exposto o desejo de todos os representantes que todos os órgãos da ONU, bem como governos de todos os países e a sociedade civil, devem juntar esforços para que se comemore e faça valer o ano de 2026 como um ano de virada de chave efetiva no mundo.

Os voluntários têm um papel importante na conquista das metas propostas pelos 17 ODS, até por isso foi instituído que 2026 seja o ano do voluntariado, para que os partiticpantes não só  sejam reconhecidos, celebrados, mas como um ponto de ignição para trazer novos voluntários para as mais diversas causas e fazer com que efetivamente em 2030 tenhamos um mundo melhor para as próximas gerações – no que diz respeito principalmentee ao clima e ao respeito ao direitos humanos.

Em outro ponto da declaração, a Assembleia convoca as universidades e as empresas privadas para fazerem parte deste grande movimento em prol de um mundo mais íntegro e completo para todos, pede que todos se envolvam em atividades focadas para o incentivo e ações para o atingimento dos índices necessários para 2030.

Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ainda passam por um momento de entendimento e conscientização com relação à população, não é um assunto que todos conhecem,  mas tem potencial para ser de domínio púbico.

No meu papel de comunicador, trago um pouco sobre o assunto e, nos próximos textos, pretendo trazer de forma bastante resumida o que é cada um dos 17 ODS e como cada um de nós pode ajudar em nossa realidade.

Um bom começo de ano para todos nós.

*Roberto Ravagnani palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor, fala de ESG, Voluntariado, Sustentabilidade.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn